A Condutometria de Neutralização
Por: Zaninetti • 9/12/2018 • Relatório de pesquisa • 950 Palavras (4 Páginas) • 441 Visualizações
RESUMO
A proposta da atividade foi determinar a concentração de ácido acético em vinagre comercial e vinagre adulterado através da técnica de condutometria.
Para tal análise foi realizada uma titulação com NaOH de concentração conhecida a fim de determinar a concentração de ácido acético a partir do ponto de viragem ocorrido ao final da titulação de neutralização.
Os resultados foram avaliados graficamente, sendo possível mostrar o ponto exato da neutralização do analito em teste.
1. INTRODUÇÃO
As análises condutométricas baseiam-se na medida da condutância elétrica das soluções iônicas, onde monitora-se a capacidade do analito em conduzir uma corrente elétrica. A medida direta da condutância é de aplicação limitada em virtude do caráter não seletivo desta propriedade, já que é diretamente proporcional ao número de íons presentes na solução. O tamanho dos íons é importante por determinar a velocidade com que estes podem propagar-se através da solução. Os íons menores movem-se mais rapidamente do que os maiores. A carga é significante por determinar a força da atração eletrostática entre o eletrodo e os íons. A aplicação mais ampla da titulação condutométrica, é onde as medidas de condutância são usadas para a localização do ponto final de uma reação.
A condutância específica da solução de um eletrólito depende dos íons presentes, variando de acordo com a sua concentração.
A titulação condutométrica requer uma célula apropriada para a condução da titulação e a medida da condutância. Como a titulação não requer medidas absolutas da condutância, a célula não precisa ser calibrada, bastando que os eletrodos sejam mantidos em posições fixas durante a titulação. Na titulação condutométrica, a solução padrão é adicionada de uma bureta em sucessivos incrementos. Após a adição de cada incremento, é medida a condutância da solução. A adição da solução padrão ocasiona um certo aumento de volume e, portanto, um certo efeito de diluição que afeta a medida da condutância devendo-se então efetuar a correção da condutância em função do volume real da célula no momento da medida.
2. MATERIAIS E MÉTODOS
1
2.1 MATERIAIS
Para o preparo das soluções utilizadas na determinação da concentração de ácido acético foram utilizados materiais de laboratório, equipamentos e reagentes.
Materiais:
- Bureta de 50 mL;
- Béquer de 250 mL;
- Proveta de 100 mL;
- Pipeta de 25 mL.
-Pipeta de 5 mL.
Reagentes:
- Água destilada;
- Solução de NaOH 0,1mol/L;
- Solução de vinagre comercial 20g/100mL
- Vinagre adulterado com HCl;
Equipamentos:
- Agitador mecânico;
- Célula condutivimétrica.
2.2 MÉTODOS
Para a determinação da concentração de ácido acético foi utilizada como titulante uma solução de NaOH na concentração de 0,09970 mol/L.
1.2.1
2.2.1
2.2.1 Procedimento para determinação de ácido acético em vinagre comercial
- Pipetar 25 mL de amostra (vinagre comercial) em béquer de 250 mL;
- Diluir com 100mL de água destilada;
- Introduzir a barra magnética cuidadosamente (verificar antes se o agitador está desligado);
- Introduzir a célula condutivimétrica verificando se as placas estão imersas na solução;
- Aumentar a rotação do agitador e agitar até homogeneização da solução;
- Titular com NaOH em incrementos de 1 mL. Desligar sempre a agitação,
...