A Farmacotécnica
Por: sultanun • 19/11/2019 • Relatório de pesquisa • 302 Palavras (2 Páginas) • 449 Visualizações
Preparação de Vaselina Salicilada
Matérias e métodos:
Ácido salicílico
Vaselina sólida
Vaselina líquida (óleo mineral)
Balança
Becker
Gral
Pistilo
Bastão de vidro
Espátula
Pote para armazenamento
- Após pesagem das matérias-primas, pulverizou-se o ácido salicílico, o máximo possível para ter maior contato com a vaselina liquida. Este foi incorporado na vaselina líquida. Em seguida, com a espátula, misturou-se a vaselina sólida, aos poucos, até que apresentasse um aspeto homogéneo. Envasamos e rotulamos.
Resultados e discursão:
Após o preparo obtivemos uma pomada de cor branca, aspecto gorduroso, e homogêneo.
A base pomada possui um efeito, lubrificante e emoliente, sendo usada como veículo para vários tipos de preparações, a vaselina liquida pode ser usada como emoliente, agente lubrificante, impermeabilizante, e agente protetor, já o ácido salicílico possui propriedades antimicrobianas podendo ser regulador da oleosidade e também anti-inflamatório potencial.
As principais indicações terapêuticas são: Em concentrações menores que 2% possuem ação queratoplastica, ou seja, intensifica a queratização do epitélio e promove regeneração da camada, em concentrações superiores a 2% possuem ação queratolitica, ou seja age dissolvendo formações queratinicas, com o desaparecimento de calosidades e cicatrizes.
Seu uso é externo, devendo ser aplicado nas áreas afetadas a noite e de manhã retirado, as preparações contendo ácido salicílico a 10% ou 20 % possuem ação muito forte por tanto deve-se manter precauções no uso, sendo recomendado utilizar espátulas e luvas na preparação.
Referencias:
...