A Farmacotéctinica
Por: Acidália Estrela • 10/5/2017 • Artigo • 519 Palavras (3 Páginas) • 380 Visualizações
INTRODUÇÃO
A definição atualmente aceite para alcalóide deve-se a Pelletier que considera alcalóides as moléculas cíclicas que contêm azoto e que são verdadeiros metabolitos secundários (1982). Esta definição exclui as aminas simples e os derivados de amônia acíclicos e ainda os compostos nitro e nitrosos (uma vez que nos alcalóides o átomo de azoto tem de possuir estado de oxidação negativo). Os alcalóides formam um grupo muito vasto de metabolitos que podem ocorrer tanto em microorganismos como plantas superiores e inferiores e ainda em animais, apesar de nestes últimos ocorrerem com muito menor freqüência.
A extração desses alcalóides que constituem um grupo heterogênos de substâncias nitrogenadas e que apresentam uma boa e acentuada ação farmacológica. Essa extração é fundamentada pela solubilidade diferencial das bases e dos seus sais. Existem dois métodos para a extração de alcalóides um deles é onde a extração é realizada por solventes orgânicos em meio alcalino e o outro onde a extração é feita em meio aquoso ácido, e é utilizado na extração da cafeína.
A cafeína é um composto químico classificado como alcalóide (substância de caráter básico derivado de plantas que contêm, em sua fórmula, basicamente nitrogênio, oxigênio, hidrogênio e carbono) do grupo das xantinas (substância orgânica, azotada, existente no músculo, na urina, em vários órgãos e em algumas plantas).Os grãos de café encerram de 0,5 a 1,7 % de cafeína e apresenta um certo valor nutritivo, devido aos seus hidratos decarbono. A fórmula molecular da cafeína é C8H10O2N4. Ela é um alcalóide encontrado em várias espécies de vegetais como o chá, cacau, café e guaraná.Ela é uma das drogas mais consumida no mundo e é encontrada em uma grande quantidade de alimentos, como chocolate, café, guaraná, cola, cacau e chá-mate, é possível encontrá-la também em alguns analgésicos e inibidores de apetite. O valor nutricional da cafeína está ligado apenas ao efeito excitante.
[pic 1]
A cafeína, é um alcaloide que atua como estimulante e diurético no organismo, é um excitante do sistema nervoso, portanto, é desaconselhável a pessoas nervosas e excitáveis ao beber café. Devido ao estímulo do sistema nervoso, a cafeína favorece o estado de alerta.Ela é usado pelas indústrias de bebidas de refrigerante e farmacêutica. A extração fundamenta-se no fato de que as substâncias orgânicas são, em geral, solúvei em solventes orgânicos e muito pouco solúveis na água, esse composto pode ser extraódo pela adição de solvente orgânico como o cloroformio ou por adição de ácido, formando sal orgânico, podendo ser isolado e regenerado por adição de base .
REFERENCIAS
- Marleny D. A. SALDAÑA2, Paulo MAZZAFERA3, Rahoma S. MOHAMED2. EXTRAÇÃO DOS ALCALÓIDES: CAFEÍNA E TRIGONELINA DOS GRÃOS DE CAFÉ COM C SUPERCRÍTICO.
- SALDAÑA, M. D. A. Extração de Cafeína, Trigonelina e Ácido Clorogênico dos Grãos de Café com CO2 Supercrítico. Campinas, 1997. 185p. Tese de Mestrado, Faculdade de Engenharia Química, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).
...