A HIDRATAÇÃO INJETÁVEL NA PELE: SKINBOOSTERS
Por: Aline Gabriel • 22/10/2019 • Artigo • 3.529 Palavras (15 Páginas) • 528 Visualizações
Núcleo de Estudos e Treinamento Ana Carolina Puga– NEPUGA
Pós Graduação em Farmácia Estética
ALINE ZANCHI GABRIEL
HIDRATAÇÃO INJETÁVEL NA PELE: SKINBOOSTERS
GOIÂNIA
2017
Núcleo de Estudos e Treinamento Ana Carolina Puga– NEPUGA
Pós Graduação em Farmácia Estética
ALINE ZANCHI GABRIEL
HIDRATAÇÃO INJETÁVEL NA PELE: SKINBOOSTERS
Monografia apresentada ao NEPUGA
para obtenção do título de especialista
em Farmácia Estética.
GOIÂNIA
2017
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 5
2 OBJETIVO GERAL 7
2.1 Objetivos Específicos 7
3 REVISÃO DE LITERATURA 8
3.1 Ácido hialurônico 8
3.2 Skinboosters 10
3.3 Restylane Vital e Restylane Light 11
4 METODOLOGIA 14
5 RESULTADOS E DISCUSSÃO 15
6 CONCLUSÃO 17
REFERÊNCIAS 18
RESUMO
Uma nova tendência está em alta por todo o mundo. São os chamados Skinboosters. Trata-se de uma técnica onde se aplica ácido hialurônico mais diluído através de micro injeções na face, colo, mãos, pescoço. Uma vez injetado, por possuir características higroscópicas, atrai água e com isso estimula produção de colágeno e promove hidratação da área a ser tratada. Reestrutura a pele de dentro para fora. São feitas aplicações uma vez ao mês, nos primeiros três meses e após isso manutenção a cada quatro meses. Resultados visíveis a partir de trinta dias. Neste estudo, destacamos o Restylane Vital® e Restylane Vital Light®.
Palavras-chave: Àcido hialurônico. Skinboosters. Restylane®. Hidratação injetável.
1 INTRODUÇÃO
Com o envelhecimento, a concentração de colágeno e processo de reparo do tecido conjuntivo são minimizados, especialmente a hidratação da pele. Isto leva a busca pelo rejuvenescimento.
O ácido hialurônico tem um papel biológico neste processo, devido seu poder higroscópico (atrair água); que proporciona estimulação da criação de colágeno tipo I, aumento da firmeza e da hidratação em longo prazo, redução das cicatrizes de acne, redução da aspereza, melhoramento da qualidade da pele.
Com objetivo de repor na pele ácido hialurônico e colágeno, além de fibras responsáveis pela firmeza, tônus, elasticidade e hidratação da pele; a empresa responsável pela fabricação da linha Restylane ® e desenvolveu o conceito Skinboosters. Eles não preenchem sulcos, não aumentam o volume.
A partir disso, foi elaborada a linha de produtos Restylane® (Vital e Vital Light). São indivíduos fundamentais para conferir hidratação e revitalização da pele, utilizando a tecnologia NASHA (ácido hialurônico estabilizado), substância que nosso corpo produz naturalmente. Desta forma, volta a ter maciez da pele, brilho, aumento da espessura. Restylane Vital® é indicado para peles mais envelhecidas e mais desidratadas e Restylane Vital Light® é indicado para peles jovens.
Técnica é feita por meio de aplicação de ácido hialurônico por meio de injeções intradérmicas diretas. Protocolo de tratamento é composto de fase inicial que corresponde a uma aplicação por mês, durante três meses seguidos e a fase de manutenção consiste em uma aplicação a cada quatro meses. Os pontos de aplicação são face, mãos, colo, pescoço e lábios.
Podem ser associada a outros tratamentos, como exemplo, radiofrequência (antes, durante e depois), pois quanto maior teor de água na pele mais propício a transmissão de calor. No uso de laser (antes) pelo menos um mês, aumentando teor de água na pele, e depois laser ablativo e fracionado regeneram a
pele. Após o descamamento da pele por meio de peeling, para auxiliar na hidratação, na regeneração da pele, dentre outros.
Os primeiros resultados visíveis aparecem com trinta dias. Podem-se observar uma melhora da superfície da pele, ela fica mais iluminada, hidratada e viscosa. O efeito e a segurança são comprovados cientificamente, mostrando que os resultados são duradouros, de seis a doze meses, não são permanentes, o que proporciona livre escolha ao paciente de manter ou não o efeito.
2 OBJETIVO GERAL
● Ampliar conhecimento sobre esta técnica de hidratação da pele.
2.1 Objetivos específicos
● Definir o que é skinboosters;
● Especificar o ativo utilizado nesta técnica;
● Saber qual é a técnica;
● Mostrar quais são as áreas tratadas;
● Estabelecer as indicações de tratamento;
● Relatar o protocolo de tratamento;
● Validar os resultados do tratamento.
3 REVISÃO DA LITERATURA
3.1 Ácido Hialurônico
O ácido hialurônico, também conhecido como hialuronano, é um polissacarídeo glicosaminoglicano (ácido p-1, 4-D-glucuronico (conhecido por ácido uronico) e p-1, 3-N-acetil-D-glucosamida) não sulfatado, não ramificado (GAG) composto por dissacarídeos de repetição; de natureza hidrofílica, disponível na maioria dos tecidos conjuntivos em fluidos corporais. Encontra-se como moléculas de superfície celular e na matriz extracelular da pele, nas articulações, nos músculos e no corpo vítreo do olho. Possui elevado peso molecular (105-107 Da).
...