ANATOMIA SISTEMICA - SISTEMA NERVOSO
Por: nandamfo • 21/10/2018 • Trabalho acadêmico • 881 Palavras (4 Páginas) • 446 Visualizações
TRABALHO DE ANATOMIA SISTÊMICA
SISTEMA NERVOSO
Aluna: Fernanda M. Franco Estácio R9
Divisões anatômicas do Sistema Nervoso
Inicialmente o sistema nervoso é dividido em Central e Periférico. Com um olhar superficial, a diferença entre o SN Central e SN Periférico é que o Central é protegido por caixas ósseas, ou seja, protegido pelo esqueleto Axial e o Periférico se comunica com outras partes do corpo por meio de nervos (feixes de dendritos e axônios) e pelos gânglios nervosos. Compreendendo a divisão superficial do Sistema nervoso, o próximo passo é entender as subdivisões dentro do SNC e SNP.
O Sistema Nervoso Central é formado pelo encéfalo e medula espinhal e tem como função colocar o corpo em contato com o meio externo, coordena os movimentos voluntários, involuntários e reflexos, mantém o equilíbrio e é responsável pelos 5 sentidos.
O Sistema Nervoso Periférico é formado por nervos e tem como função basicamente realizar transporte de informações. No SNP contém 12 pares de nervos Cranianos que saem do encéfalo e 31 pares de nervos Raquidianos que saem da medula espinhal. Também existe uma subdivisão no SNP que é composta pelo Sistema Nervoso Somático que regula ações voluntarias, Sistema Nervoso Autônomo que regula ações involuntárias, Sistema Nervoso Simpático que estimula o funcionamento dos órgãos e o Sistema Nervoso Parassimpático que inibe o funcionamento de tais.
Medula Espinhal
A medula espinhal se inicia logo abaixo do bulbo, atravessando o canal das vértebras, e se estende até a primeira vértebra lombar, atingindo entre 44 cm (em media) de comprimento. A medula espinhal ocupa toda a extensão do canal vertebral no indivíduo adulto. Da ponta da medula espinhal sai um filamento terminal, que vai até o cóccix. Tem como função exercer controle direto sobre os músculos, conduz impulso da região do corpo até o encéfalo, o reflexo de coceira, por exemplo é resultado de reflexo medular
Tecido Nervoso
O tecido nervoso tem origem ectodérmica, os principais componentes celulares são os neurônios e as células da glia.
O tecido é composto por neurônios (ou células nervosas), que são células especializadas na condução de impulsos elétricos
As células da glia ou neuroglia são vários tipos celulares relacionados com a sustentação e a nutrição dos neurônios, com a produção de mielina e com a fagocitose.
O tecido nervoso tem como função receber os estímulos externos e internos, transformar os estímulos em impulsos, transportar os impulsos para órgãos e tecidos, controlar as principais partes do corpo e também é o que possibilita interação. Ainda sobre interação e comunicação, temos a sinapse que é a junção das terminações dos neurônios e da membrana, é o que faz a conexão para dar continuidade ao impulso nervoso.
Ventrículos Encefálicos e suas comunicações
Temos ao todo quatro ventrículos, ou seja, dois ventrículos laterais, que são os maiores e mais altos no cérebro, o terceiro ventrículo, que é o intermediário em posição e menor em tamanho, e o quarto ventrículo, localizado na parte mais baixa do encéfalo, no tronco cerebral. Os ventrículos, são interligados, e o líquido produzido neles sai, principalmente, por aberturas localizadas no quarto ventrículo
Os ventrículos são revestidos por uma membrana cheia de vasos, chamada de membrana ependimária. Esta membrana tem vasos em seu interior, e o líquor é produzido através da passagem de sangue pela membrana.
...