METODOLOGIA E IMPORTÂNCIA DO EXAME DE URINA TIPO
Por: alanna.shenna • 24/10/2021 • Trabalho acadêmico • 514 Palavras (3 Páginas) • 303 Visualizações
[pic 1][pic 2]
CRISTO FACULDADE DO PIAUÍ – CHRISFAPI
ASSOCIAÇÃO PIRIPIRIENSE DE ENSINO SUPERIOR – APES
COORDENAÇÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM FARMÁCIA
DISCIPLINA: BIOQUÍMICA CLÍNICA
PROF. DR. GUILHERME LOPES
ALANNA SHENNA AMORIM MACHADO
METODOLOGIA E IMPORTÂNCIA DO EXAME DE URINA TIPO 1
PIRIPIRI-PI
2021[pic 3]
- IMPORTÂNCIA DA URINA TIPO 1
Uma das importantes vias de excreção do organismo é a urina, o exame dela é capaz de apresentar indicações fundamentais ao estado fisiológico do organismo, em relação a existência e a evolução de muitas doenças sistêmicas, sobre a avalição de alguns tratamentos e sobre o estado funcional dos rins. Pois muitas substâncias são descobertas regularmente na urina, em proporções fisiológicas normais, no entanto podem estar aumentadas em estabelecidas situações patológicas, entre as quais se conta a glicose, ureia, creatinina, potássio, ácido úrico, cloreto, cálcio, magnésio, amônia, sódio, fosfato e o sulfato. Existe três formas de exames possíveis de urina: Exame de urina tipo I; Urina de 24 horas; Cultura de urina.
A urina tipo 1, também denominada de EAS (Elementos Anormais do Sedimento) é um exame realizado para avaliar as propriedades da urina e, consequentemente, a saúde dos rins. Nesse exame, é investigado o aparecimento de determinados elementos na urina. Logo, o exame EAS serve para analisar alguns aspectos físicos, químicos e a presença de elementos anormais na urina, como: aspectos físicos; aspectos químicos; elementos anormais. Também, no exame de urina é verificada a presença e quantidade de leucócitos e células epiteliais na urina.
Este exame concede esclarecimento que podem auxiliar o médico a diagnosticar infecções urinárias, diabetes, doenças do fígado e dos rins. Com base nesse exame podem ser solicitados exames mais específicos para investigar as causas das doenças. Ele é utilizado para avaliar a saúde do rim de forma geral, podendo até indicar qual parte do órgão não está funcionando bem.
Portanto, mostra-se como é importante o exame da urina tipo 1, pois pode ajudar no esclarecimento sobre a causa de sintomas como diminuição da quantidade de urina, ardência ao urinar, aumento do número de vezes que urina ou presença de cor escurecida, sangue ou espuma; pessoas com inchaço no corpo e em volta dos olhos. Pessoas com diabetes e pressão alta também devem realizar esse exame, pois possuem maior risco de ter doença dos rins.
- METODOLOGIA
O método do Exame de Urina tipo 1, é feito a partir de uma amostra de urina. Então inicialmente dever ser coletado preferencialmente a primeira urina de manhã em um frasco estéril de boca larga fornecido pelo laboratório. Quando a urina não for a primeira matinal, é importante ficar 2 a 4 horas sem urinar antes da coleta. Lavar bem os genitais externos com água e sabonete, e enxaguar com muita água e secar com uma toalha limpa. Urinar inicialmente fora do frasco. A seguir, coletar a urina diretamente dentro do frasco. Não é necessário encher o frasco, até o meio é suficiente. O final da urina deve ser desprezado. Fechar bem a tampa. Identificar com o nome completo. Anotar a data e o horário da coleta. Colocar o frasco com urina num recipiente com 1 cubo de gelo e levar ao laboratório no prazo máximo de 1 hora.
...