TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Manipulação de Vidrarias e Equipamentos Laboratoriais

Por:   •  26/10/2016  •  Relatório de pesquisa  •  401 Palavras (2 Páginas)  •  1.031 Visualizações

Página 1 de 2

Manipulação de Vidrarias e Equipamentos Laboratoriais

Inicialmente nos foi apresentado os materiais comumente utilizados no laboratório e a correta aplicação de cada um deles, como o tubo de ensaio, béquer, pipetas graduadas e volumétricas, erlenmeyer, proveta, bureta, funil de separação ou decantação e outros. Depois manuseamos os materiais com o intuito de nos familiarizarmos com esses, realizando experimentos com as pipetas volumétricas e graduadas, com a bureta e as micropipetas automáticas. Isso com o objetivo de conhecermos e manipularmos as principais vidrarias e equipamentos presentes na rotina de um laboratório químico.

Reações de Diferenciação de Ácidos e Bases

Com o objetivo de identificar ácidos e bases a partir de suas propriedades funcionais principais, realizamos o seguinte experimento:

  • Pipetamos 3 ml de uma solução X em 6 tubos de ensaio (enumerados de 1 a 6), e também da substância Y em outros 6 tubos ( enumerados de 7 a 12).
  • A cada 2 tubos, um contendo a substância X e o outro a Y, foi adicionado um tipo de substância, tais como: uma ponta de espátula de carbonato de cálcio (CaCO3) e pó de magnésio; 3 gotas de fenolftaleína, alaranjado de metila e azul de bromotimol; e uma fita de papel de tornassol azul e rosa.

Os resultados obtidos foram:

Análise

Substância X

Substância Y

CaCo3

Esbranquiçado

Branco

Mg (s)

Cinza

Cinza

Fenolftaleína

Vermelho

Incolor

Alaranjado de Metila

Laranja

Vermelho

Azul de Bromotimol

Azul

Amarelo

Tornassol Azul

Azul

Rosa

Tornassol Rosa

Azul

Rosa

Resultado (ácido ou base)

Base

Ácido

Indicadores ácido-base indicam se o meio é ácido ou básico. Esses indicadores são substâncias orgânicas que ao entrarem em contato com o ácido adquirem uma coloração e ao entrarem em contato com a base adquirem outra. Assim para identificar uma substância ácida ou básica, pode-se usar os indicadores utilizados nesse experimento ou indicadores naturais como o repolho roxo, a flor de hortência e o hibisco.

Buscando a respeito das propriedades funcionais dos ácidos e bases, encontramos que a fenolftaleína em contato com o ácido fica incolor, mas quando misturada em base fica vermelha. O azul de bromotimol é amarelo num meio ácido e azul num meio básico. O papel de tornassol se fica vermelho, indica que a substância é ácida; já se fica azul, indica que a substância é básica (alcalina); se não alterar a sua cor, é sinal de que a substância é neutra. E o alaranjado de metila mantém-se laranja numa solução básica, e num meio ácido torna-se vermelho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (66.6 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com