Relatório de estágio na farmácia comunitária
Artigo: Relatório de estágio na farmácia comunitária. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Joanamendes5 • 3/9/2014 • Artigo • 375 Palavras (2 Páginas) • 592 Visualizações
O Capítulo 1 refere-se à componente de estágio em Farmácia Comunitária. Aborda as atividades realizadas durante o estágio na Farmácia Silva Tavares, com a duração de 400 horas, sob orientação da Dra. Paula Oliveira. Neste estágio, criou-se a oportunidade de contactar com as mais diversas áreas da atividade do farmacêutico na Farmácia Comunitária. O presente relatório inicia-se com uma descrição dos espaços físicos e dos recursos humanos da farmácia, respetivas funções e responsabilidades. Em seguida abordam-se aspetos relacionados com a informação e documentação científica necessária à atividade farmacêutica, aprovisionamento e armazenamento de medicamentos e outros produtos de saúde e legislação que regula toda a prática farmacêutica em Farmácia Comunitária. Seguem- se os tópicos de dispensa de medicamentos, automedicação, aconselhamento e dispensa de produtos de saúde e preparação de medicamentos, tendo sempre em conta a vertente da interação do farmacêutico com o utente e destes com o medicamento. Por fim, abordam-se alguns aspetos relacionados com os vários cuidados de saúde prestados na farmácia e descreve-se a aplicação da contabilidade e da gestão à Farmácia Comunitária.
O Capítulo 2 refere-se à componente de investigação. Durante o último século, a profissão do farmacêutico comunitário experienciou um crescimento significativo e uma evolução desde a farmácia tradicional à farmácia mais cognitiva e focada no utente. Para que esta evolução continue e o serviço da Farmácia Comunitária seja aprimorado, é necessário conhecer os utentes, as suas necessidades e expetativas, as suas opiniões e preferências. Assim, o objetivo deste estudo foi avaliar a satisfação dos utentes com os serviços de Farmácia Comunitária, no concelho da Covilhã, e identificar os fatores e o modo como influenciam essa satisfação. Para isso, foi utilizado um questionário, composto por 38 itens destinados a avaliar a satisfação dos utentes quer com a área física e instalações da farmácia quer com os profissionais e serviços farmacêuticos que lhes foram prestados. Simultaneamente, o questionário apresentava itens que permitiam fazer a caraterização sociodemográfica da amostra obtida. A aplicação foi feita pela equipa da farmácia, após um atendimento. Concluiu-se que a satisfação global dos utentes com a farmácia, profissionais da farmácia e serviços prestados é elevada e que os principais fatores que a influenciam são o género, a duração da relação com a farmácia e o tempo de espera até ser atendido.
...