Relatório de estágio na farmácia hospitalar
Relatório de pesquisa: Relatório de estágio na farmácia hospitalar. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: pinga • 22/9/2014 • Relatório de pesquisa • 2.507 Palavras (11 Páginas) • 2.062 Visualizações
1. INTRODUÇÃO:
- O estágio em farmácia hospitalar, ampliou nossos conhecimentos gerenciado os processos aplicados as atenções farmacêuticas intra hospitalar tais como: Seleção de medicamentos, germicidas e correlatos necessários ao hospital realizado pela comissão de farmácia e terapêutica ou correspondente e associada a outras comissões quando necessário; Aquisição, conservação e controle dos medicamentos selecionados estabelecendo níveis adequados para aquisição por meio de um gerenciamento apropriado dos estoques. O armazenamento de medicamentos deve seguir as normas técnicas para preservar a qualidade dos medicamentos; Manipulação, produção de medicamentos e germicidas, seja pela indisponibilidade de produtos no mercado, para atender prescrições especiais ou por motivos de viabilidade econômica; Implantação de um sistema de informação sobre medicamentos para obtenção de dados objetivos q eu possibilitem à equipe de saúde otimizar a prescrição médica e a administração dos medicamentos. O sistema deve ser útil na orientação ao paciente no momento da alta ou nos tratamentos ambulatórias; Distribuir medicamentos por dose unitária e/ou individualizada para todas as Unidades de Internação e Unidades de Apoio Propedêutico; Manter e controlar estoque-padrão de medicamentos e produtos farmacêuticos utilizados nas unidades de internação, apoio propedêutico, pronto atendimento e outros serviços; Realização de estudos farmacoepidemiológicos; Tais diretrizes objetivam o uso seguro e eficaz dos medicamentos.
- Esse estágio foi realizado no Hospital de Urgências Dr. Henque Santillo, no período vespertino tendo nos dias 17 e 21 de Junho de 2013.
2. HISTORIA HUANA
Inaugurado em agosto de 2005 o HUANA - Hospital de Urgências Dr. Henrique Santillo é a concretização de um projeto piloto em excelência médica e hospitalar de urgência e emergência.
A unidade é administrada pela Fasa - Fundação de Assistência Social de Anápolis. À frente
da Fasa está a Dra. Maria da Glória Fernandes Coelho - OSF: Irmã Rita Cecília Coelho.
Desde sua criação o HUAna atua através de um contrato de gestão e manutenção, determinado pela Secretaria Estadual de Saúde e a Fasa - Fundação de Assistência Social de Anápolis. A Fasa é uma instituição filantrópica (sem fins lucrativos) voltada para a assistência à saúde, a geração do conhecimento e a responsabilidade social. Atualmente a unidade hospitalar possui 84 leitos, com capacidade para atender 400 pacientes diariamente pelo SUS - Sistema Único de Saúde, nas especialidades de cirurgia geral, ortopedia, radiologia, neurocirurgia, clínica médica, trauma buco-maxilo-facial, cirurgia vascular e anestesiologia. Ao todo são 615 colaboradores, contribuindo na realização de consultas, procedimentos, internações e exames, tais como eletrocardiograma, análises clínicas, raio-x, tomografia, ultracenografia, eco Doppler e inalo terapia. Além disso, a unidade também conta com uma agência transfusional - unidade do Hemocentro.
O pronto socorro dispõe de cinco boxes de reanimação ATLS e ACLS com estrutura de unidade de terapia intensiva, preparados para receber pacientes graves. Possui ainda salas de redução de fraturas, pequenas cirurgias, gesso, injeção, curativos, além de outros serviços. O bloco cirúrgico é composto por quatro salas cirúrgicas e dois leitos de recuperação pós-anestésica. A Unidade de Terapia Intensiva conta com 18 leitos, sendo exclusivamente para o atendimento de pacientes adultos. Com 8 anos de atuação, o HUAna cresce em número de atendimento a pessoas de Anápolis e outros 56 municípios vizinhos. A unidade hoje tem papel fundamental no atendimento de urgência e emergência, desafogando importantes unidades como o Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo).
3. OBJETIVOS
- Aumentar nossos conhecimentos, quanto as áreas q o farmacêutico atua, e anpliando nossos conhecimentos.
- Contribuir para a qualidade da assistência prestada ao paciente, promovendo o uso racional de medicamentos e correlatos.
- A FH deve estar comprometida com os resultados da assistência prestada ao paciente e não apenas com a provisão de produtos e serviços.
3. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:
As atividades que foram desenvolvidas no campo da farmácia hospitalar durante o período de estágio foram: reposição de medicamento e correlatos, leitura da prescrição médica na internação de cada paciente, selecionar medicamentos conforme o horário, dose, via de administração. Sempre checando data de validade e lote de cada medicamento.
Pude visitar todas as áreas que não eram de acesso restrito, nas quais podemos descrever como sendo elas: UTI, SEMI UTI, pronto socorro, ambulatório, Box de emergência imediatas, setor administrativo.
4. COMENTÁRIOS E CONCLUSÃO:
Este estágio pode desperta nova área de atuação de nossa profissão, ele foi bastante proveitoso e gratificante, aprendi noções de administração hospitalar, interpretação de prescrições médicas, como se relacionar com diversos setores da área hospitalar dentre outros assuntos além de vivenciar o ambiente profissional. O estágio prestou uma orientação no que diz respeito à Farmácia Hospitalar, onde pude acompanhar e aprender as atividades cotidianas da farmácia através da orientação dos profissionais do estabelecimento, e também ampliar nossos conhecimentos quanto aos medicamentos que so tem na área hospitalar.
1. INTRODUÇÃO:
- O estágio em farmácia hospitalar, ampliou nossos conhecimentos gerenciado os processos aplicados as atenções farmacêuticas intra hospitalar tais como: Seleção de medicamentos, germicidas e correlatos necessários ao hospital realizado pela comissão de farmácia e terapêutica ou correspondente e associada a outras comissões quando necessário; Aquisição, conservação e controle dos medicamentos selecionados estabelecendo níveis adequados para aquisição por meio de um gerenciamento apropriado dos estoques. O armazenamento de medicamentos deve seguir as normas
...