Relatório solubilidade e reatividade
Por: Elias2938 • 24/11/2015 • Relatório de pesquisa • 1.501 Palavras (7 Páginas) • 631 Visualizações
UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE - UNESC[pic 1]
CURSO DE: FARMÁCIA
ELIAS DE SOUZA
JOÃO HENRIQUE MENDONÇA
WILLIAN LUCAS DOS SANTOS
SOLUBILIDADE E REATIVIDADE DOS COMPOSTOS
CRICIÚMA
2014
ELIAS DE SOUZA
JOÃO HENRIQUE MENDONÇA
WILLIAN LUCAS DOS SANTOS
[pic 2]
SOLUBILIDADE E REATIVIDADE DOS COMPOSTOS
Relatório apresentado à disciplina Química Experimental do curso de Farmácia - Unesc
Professora: Normélia O. L. De Farias
CRICIÚMA
2014
SUMÁRIO
[pic 3]
1 INTRODUÇÃO
2 OBJETIVO
3 REFERENCIAL TEÓRICO
4 MATERIAIS E MÉTODOS
4.1 MATERIAIS E REAGENTES
4.2 PROCEDIMENTO
5 RESULTADOS E DISCUSSÃO
6 CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
- INTRODUÇÃO[pic 4][pic 5]
A solubilidade é a quantidade máxima que uma substância pode dissolver-se em um determinado líquido, já a reatividade na química tem o conceito de ser a tendência que uma reação química tem em acontecer, e a capacidade que certos elementos e substâncias químicas tem de reagir entre si.
Nessa atividade nós iremos fazer algumas experiências com a solubilidade e a reatividade de algumas substâncias, para assim observamos a reação de cada uma e ver na prática o conceito desses dois pontos importantes dentro da química, a solubilidade e a reatividade.
- OBJETIVO[pic 6]
Determinar a solubilidade e a reatividade de algumas amostras liquidas e sólidas.
- REFERENCIAL TEÓRICO
Reatividade é a capacidade que alguns elementos químicos tem de reagir entre si, existem varias velocidades de reação, para Atkins; Jones (2012, p. 45) ‘’Sabemos que a reação é rápida quando os produtos são formados quase instantaneamente, com acontece em uma reação de precipitação, ou e uma explosão’’, quando as soluções misturadas apresentam essas características percebemos logo de cara que trata-se de uma reação Rápida.
Uma reação pode ser considerada lenta quando: Para Atkins; Jones (2012, p. 45) Os produtos levam um longo intervalo de tempo para se formar como acontece na corrosão’’. Que é causada geralmente por ácidos. A maioria das reações vai perdendo força a medida que os reagentes vão sendo consumidos.
Solubilidade, basicamente é a capacidade que uma substancia possui de se dissolver em outra, sobre esta capacidade sabemos que a dissolução de um sólido em um líquido é limitada, ou seja, existe um máximo de soluto que podemos dissolver em certa quantidade de um solvente. Isto é solubilidade.
Para Atkins; Jones (2012, p. 46) ‘’A presença do Soluto afeta as propriedades físicas do solvente. Quando colocamos sal grosso no gelo, estamos fazendo uma mistura que baixa o ponto de congelamento da agua pura e o gelo se funde para dar uma solução de sal.’’
- MATERIAIS E MÉTODOS
- MATERIAIS E REAGENTES
- 02 Vidros relógio
- 01 Frasco lavador
- 01 Pinça metálica (maior)
- 01 Pinça metálica (menor)
- 01 Béquer de 100ml
- 01 Béquer de 250ml
- 08 Tubos de ensaio
- 01 Bastão de vidro
- 01 Pipeta graduada
- 01 Proveta de 100ml
- 01 Pipetador automático
- 01 Estante para tubos de ensaio
- 01 Lâmina de alumínio e ferro
- 01 Fita de magnésio metálico
- 01 Bico de bunsen
- 01 Caneta p/ vidro
- 0,5g NaOH
- 0,5g CaCO3
- 5mL MgCl2
- 5mL FeCl3
- 5mL NaOH
- 10mL H2SO4
- 5mL HCl
- 90ml Água
- PROCEDIMENTO
Pesou-se o vidro relógio na balança digital, em seguida a mesma foi tarada, para que pudesse ser adicionado sobre o vidro relógio 0,5g de NaOH, após isso adicionou-se essa quantidade em um dos tubos de ensaio e em seguida também foi adicionado 5ml de água e o tubo foi agitado. O mesmo processo foi feito pela segunda vez só que com outra substância, o CaCO3, as reações das duas foram observadas. Na sequência um tubo de ensaio foi preenchido com 5ml de MgCl2 e outro com 5ml de FeCl3 e em ambos foi adicionado 5ml de NaOH, e agitado.
...