Resenha Sobre o filme Filadélfia
Por: henrique kendi • 25/10/2016 • Resenha • 490 Palavras (2 Páginas) • 651 Visualizações
Resenha sobre o filme Filadélfia
O filme conta a história de Andrew Bakett, um jovem advogado com futuro promissor que trabalha em uma firma reconhecida na Filadélfia. Satisfeitos com o trabalho que vinha desempenhando os sócios da empresa lhe ofereceram a oportunidade de trabalhar em um dos casos mais importantes. Andrew era portador do vírus HIV e temendo sofrer com preconceitos que pudessem afetar sua vida profissional optou por tornar isso um segredo, porém no estágio em que se encontrava sinais da doença começaram a ser notados por seus colegas. Logo os sócios da empresa forjam em erro que foi supostamente cometido por ele sendo, crucial para o caso no qual trabalhava, usando isto como motivo para sua demissão.
Andrew decide lutar por seus direitos e sai à procura de um advogado que aceite sua causa, sendo rejeitado por muitos até que encontra Joe Miller que em primeira instância o rejeita como os outros por conta não só do preconceito, mas também por medo de se contagiar, mas depois decide aceitar. O julgamento leva vários dias e inclui depoimentos dos sócios, de outra funcionária soropositiva que passou pela mesma situação é até do próprio Andrew, que com o passar do tempo já se encontra muito debilitado tendo passado mal durante a audiência. O veredito final do juro foi a favor do caso e o Andrew foi indenizado.
O filme vencedor de oscars foi um dos primeiros a retratar o preconceito sofrido por pacientes soropositivos em uma época na qual a doença ainda não era muito conhecida e as pessoas preferiam ignorar, isolar, sem realmente ter interesse em pesquisar e entender mais sobre ela, como por exemplo, a forma de transmissão ou que não era exclusividade de homossexuais. Essa ignorância gerava o medo que vinha acompanhando do preconceito. No filme o medo pode ser observado quando Andrew está no escritório do Joe, que se mostra preocupado em observar cada movimento dele; já o preconceito pode ser reparado em diversos momentos, mas foi marcante principalmente no repugno do olhar de um dos sócios enquanto Joe o interroga relembrando de momentos que ele dividiu com Andrew. Apesar de hoje em dia ser muito mais fácil o esclarecimento em relação a essa doença, não é isso que se observa na sociedade, infelizmente as pessoas ainda julgam ser mais fácil isolar e ignorar.
Opinião pessoal: o filme mostra o medo do conhecido de uma doença nova que estava começando a se disseminar nos EUA naquela época. E esse medo fez com que as pessoas pensassem que ela era espalhada por espirros, tosses, contatos físicos (aperto de mão, por exemplo), assim criando um certo repúdio com os soropositivos, mostrando de uma certa forma a ignorância da sociedade. Além do preconceito perante aos homossexuais, como se pudesse contrair o vírus com relações sexuais de pessoas do mesmo sexo, principalmente homens.
E mesmo tendo um caso dessa magnitude na história do país, o preconceito permanece praticamente o mesmo, ainda mais com os homossexuais.
...