Vancomicina
Artigo: Vancomicina. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: basquete • 17/9/2014 • Artigo • 288 Palavras (2 Páginas) • 349 Visualizações
VANCOMICINA
É um glicopeptídeo, da família das tetraciclinas, que tem uma ação bactericida por inibir à síntese do peptidoglicano constituinte da parede celular. Logo ocasiona alteração da permeabilidade da membrana citoplasmática.
Vancomicina é um antimicrobiano de uso restrito, isto é, pode ser suspenso após avaliação da equipe médica. Indicada em situações muito particulares conforme dados epidemiológicos do paciente e da unidade de tratamento do hospital. São prescritos nos seguintes cenários atuais:
1- Tratamento de infecções sistêmicas ou dermatológicas causadas por germes gram positivos resistentes aos beta- lactâmicos como, por exemplo: enterococos, corimeformes;
2- Neutropenia febril grave, com febre e instabilidade hemodinâmica;
3- Alternativa para tratamento gram positivos para pacientes com história de hipersensibilidade grave aos beta – lactâmicos;
4- Tratamento da colite pseudo-membranosa, em caso de falha com metronidazol. (lembrar que nesses casos a melhor via de administração é a via enteral – enema).
5- Profilaxia para endocardite ou cirurgias ortopédicas;
6- Profilaxia cirúrgica em procedimentos envolvendo implante de próteses ou dispositivos em momentos que tivermos com uma elevada prevalência > 20% das infecções causadas por MRSA.
POSOLOGIA
A dose de vancomicina deve ser ajustada baseada no peso corporal (Kg). A droga deve ser infundida em forma lenta ( 0.5 – 1h) para a prevenção da síndrome do homem vermelho. A dose de vancomicina é de 30mg/Kg/dia e deve ser administrada a cada 12 horas em paciente com função renal normal.
VIA DE ADMINISTRAÇÃO
Deve ser administrada por via intravenosa IV, ser diluída previamente em 10 ml de água destilada e infundida em 100 a 250ml de soro fisiológico 0,9%, por 60 minutos.
CUIDADOS DE ENFERMAGEM
- Jamais administrar por via intramuscular IM, pois trata-se de uma droga altamente irritante que além de ser muito dolorosa, pode causar necrose tecidual.
- Verificar histórico de alergia antes de administrar o medicamento.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
Hospital Universitário Pedro Ernesto – Coordenadoria de Controle Hospitalar
www.hupe.uerj.br/Administracao/AD_coordenacao/..._/vancomicina.pdf
...