A ATUAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA NO PROCESSO DE DESMAME DA VENTILAÇÃO MECÂNICA
Por: BRUNAslima • 21/2/2018 • Artigo • 4.646 Palavras (19 Páginas) • 704 Visualizações
A ATUAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA NO PROCESSO DE DESMAME DA VENTILAÇÃO MECÂNICA
[pic 1]
¹
RESUMO
O processo de retirada da ventilação mecânica é uma medida importante na terapia intensiva. A fisioterapia tem um papel importante no atendimento multidisciplinar dos pacientes que necessitam da ventilação mecânica na Unidade de tratamento Intensivo, tendo em vista que, atua desde o processo de preparo do ventilador mecânico até sua interrupção. O trabalho Objetiva mostrar o papel da fisioterapia na equipe multidisciplinar dentro de um centro intensivo, evidenciando, assim, a importância da participação da fisioterapia no processo de desmame do suporte ventilatório mecânico. Esta revisão traz em seu bojo os seguintes questionamentos: Como se dá o processo de desmame ventilatório? Qual a importância da fisioterapia no processo de desmame da ventilação mecânica? Foi realizada uma pesquisa de literatura, com método descritivo, de caráter exploratório, com corte transversal e abordagem qualitativa. A busca por artigos limitou-se pesquisar os artigos publicados em português, utilizando como base de dados para a pesquisa a biblioteca virtual de saúde, SciELO e Google Acadêmico. Conclui-se que a fisioterapia possui um papel essencial na equipe multidisciplinar dentro da UTI, que realmente atua de forma pertinente tanto na fisioterapia motora quanto na respiratória, além de ser atuante em todo o processo do desmame.
PALAVRAS-CHAVE: Cuidados Críticos. Fisioterapêutas. Respiração Artificial. Desmame.
SUMÁRIO[pic 2]
1 INTRODUÇÃO...............................................................................................................5
2 DESENVOLVIMENTO....................................................................................................7
2.1 PROCESSO DE DESMAME DA VENTILAÇÃO MECÂNICA.....................................7
2.2 ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA NO PROCESSO DE DESMAME VENTILATÓRIO.11
2.3 A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO DO FISIOTERAPEUTA NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA.....................................................................................................13
3 CONCLUSÃO...............................................................................................................15
REFERÊNCIAS...............................................................................................................18
1 INTRODUÇÃO
Pacientes internados em Unidade de Terapia Intensiva necessitam de cuidados especiais e muitas vezes de intubação e instituição da ventilação mecânica com pressão positiva. Nestes pacientes, que estão se recuperando de causas variadas, deve-se buscar a descontinuação da ventilação mecânica o mais rápido possível, para assim diminuir os riscos de morbimortalidade. É de extrema importância a realização da evolução do desmame por profissionais capacitados para determinar o modo ideal de realizar tal procedimento, que envolve toda a equipe (GONÇALVEZ et al., 2007).
O desmame ventilatório está muito ligado à capacidade diafragmática de geração de força. Portanto, fatores que interferem nessa produção de força tem relevância clínica no programa de desmame, como a disfunção diafragmática induzida pelo ventilador mecânico.
O processo de retirada da ventilação mecânica pode geralmente ser iniciado logo que o paciente possua capacidade de iniciar um esforço inspiratório e quando o nível de consciência permita alguma comunicação. Essa condição é relativa em crianças, especialmente em neonatos, em que é muito mais importante considerar o estado de alerta e a responsividade do que a capacidade de comunicação (LEVINE et al., 2008).
O processo de desmame da ventilação mecânica é definido como o momento de transição da ventilação artificial para a ventilação espontânea em pacientes que permaneceram em ventilação mecânica por um tempo maior de 24 horas. Processo de desmame tem seu início quando o paciente é submetido a ventilação mecânica (SARMENTO, 2011).
Inúmeros estudos sobre a Fisioterapia no desmame da ventilação mecânica, porém estes tratam de formas distintas as técnicas e os efeitos da Fisioterapia no decorrer do processo. Esta revisão traz em seu bojo os seguintes questionamentos: Como se dá o processo de desmame ventilatório? Qual a importância da fisioterapia no processo de desmame da ventilação mecânica?
Assim, justifica-se a importância do fisioterapeuta na condução de protocolos de triagem de pacientes para interrupção da ventilação mecânica. A avaliação diária da capacidade respiratória dos pacientes em ventilação mecânica pelo fisioterapeuta pode diminuir o tempo da ventilação mecânica e reduzir a morbidade dos pacientes. Justifica-se que o desmame protocolado e guiado por fisioterapeutas pode reduzir a duração da ventilação mecânica e aumentar a taxa de sucesso no desmame. Entre tanto estudos mostram que o índice de sucesso no desmame é significativo. Porém, a mortalidade hospitalar é similar entre esses pacientes.
Este estudo se fundamenta no interesse de investigar e discorrer, por meio de pesquisa bibliográfica, sobre a atuação da fisioterapia no âmbito da terapia intensiva e sua efetividade no desmame de pacientes que fazem uso do suporte ventilatório. Objetiva mostrar o papel da fisioterapia na equipe multidisciplinar dentro de um centro intensivo, evidenciando, assim, a importância da participação da fisioterapia no processo de desmame do suporte ventilatório mecânico.
Foi realizada uma pesquisa de literatura, com método descritivo, de caráter exploratório, com corte transversal e abordagem qualitativa. A busca por artigos limitou-se pesquisar os artigos publicados em português, utilizando como base de dados para a pesquisa a biblioteca virtual de saúde, SciELO e Google Acadêmico. Os artigos foram obtidos usando os descritores “fisioterapeutas”, “respiração artificial” e “desmame”.
A revisão de literatura foi feita através da inclusão de artigos que abordaram estudos realizados apenas em pacientes adultos internados em unidades de terapia intensiva, contendo em seus recursos e métodos fisioterapêuticos informações relevantes ao presente estudo. Foram excluídos todos os artigos que não se adequaram aos requisitos de inclusão, além dos resumos de dissertações e/ou teses acadêmicas.
O estudo analisou artigos referentes ao uso da fisioterapia como adjunto no desmame da ventilação mecânica, sendo coletadas informações sobre a atuação, os métodos e quais os recursos utilizados pela fisioterapia que colaboraram para o sucesso no desmame dos pacientes que fizeram a utilização da ventilação mecânica no âmbito da Unidade de Terapia Intensiva.
...