A Pneumografia
Por: aliiciasantos • 23/4/2018 • Trabalho acadêmico • 657 Palavras (3 Páginas) • 939 Visualizações
RELATÓRIO: PNEUMOGRAFIA
1. Introdução:
A pneumografia é um experimento realizado para determinar as variações das ações respiratórias. Na aula prática do dia 10/04/2018 foram realizados testes com 6 alunos, sendo 2 para cada grupo, com o objetivo de discriminar as diferenças gráficas entre os indivíduos testados e para que houvesse o entendimento do sistema respiratório em situações diferentes e como varia de um individuo para o outro.
2. Metodologia:
Para realizar o experimento da pneumografia foram escolhidos 2 (dois) indivíduos do grupo, sendo um do sexo masculino e outro do sexo feminino. O primeiro indivíduo do sexo feminino foi submetido ao teste, sentada, foi anexado ao seu tórax o pneumógrafo, na altura dos mamilos, com pressão adequada para o teste.
A primeira execução foi a respiração normal, não forçada, durante 1 (um) minuto, e seguindo os procedimentos, o exercício seguinte foi, a pessoa que estava sendo testada, solucionar um problema matemático. Após, foi solicitado que o indivíduo realizasse a leitura de um texto qualquer, e continuando o experimento, foi ordenado ao indivíduo que, nesta ordem, tossisse, espirrasse, risse, assobiasse e bocejasse.
Após a realização destes testes, seguimos para a execução dos testes em apnéia, onde o indivíduo foi ordenado a parar de respirar espontaneamente, sem hiperventilar previamente, pelo máximo de tempo suportado. Em seguida, foi solicitado que o indivíduo hiperventilasse, de 4 (quatro) a 5 (cinco) respirações fortes, e iniciasse novamente a apnéia, até o máximo suportado novamente.
Para finalizar o experimento, o último passo realizado foi com a utilização de odores, para determinar os efeitos dos mesmos na respiração. Foram utilizados 3 (três) odores distintos, sendo eles odores de Álcool, Ácido acético e Perfume(sem marca descriminada). Cada odor foi aplicado por curto período de tempo, apenas para verificar as variações ocorridas em cada um.
O segundo indivíduo testado, do sexo masculino, seguiu os mesmos padrões do experimento, e a mesma ordem.
3. Resultados e Discussão:
Para a primeira parte do experimento, houve pequena variação das ondas respiratórias representadas no papel esfumaçado. Sendo elas em grande maioria curtas e constantes.
No segundo experimento, cálculo matemático, foi perceptível a alteração das ondas, que perderam sua amplitude, mas aumentaram sua freqüência. Ocasionado pela concentração na resolução, á diminuição da intensidade respiratória.
No terceiro experimento, leitura de texto, houve um padrão em ambos os testados. Um movimento expiratório enquanto o indivíduo se mantém lendo e uma súbita inspiração quando á pausa, no caso, quando é aplicada a pontuação textual. Sendo possível identificar no papel esfumado facilmente na inspiração, pois é a fase mais alterada.
O quarto experimento possui resultados variados, sendo movimentos inspiratórios (na minoria das vezes) a risada e o assobio, e o movimento expiratório a tosse. Para os movimentos mistos, envolvendo inspiração e expiração, temos o espirro e o bocejo.
Na apnéia sem hiperventilação, houve uma diferença de tempo menor entre os dois indivíduos.
...