Lesão do ligamento colateral medial
Por: Valesca Torres • 14/4/2021 • Ensaio • 404 Palavras (2 Páginas) • 241 Visualizações
LESÃO DO LIGAMENTO COLATERAL MEDIAL
Paciente M.A. P.34anos jogadora de futebol, acidentalmente uma de suas colegas caiu por cima, lateralmente do seu joelho direito. De imediato ficou com edema e sentiu dor, porém só ficou de repouso e fez compressa de água fria por conta própria. No dia seguinte sentia dores fortes na região do joelho direito que descia para a perna, foi quando ela procurou um médico. Ao chegar no consultório relatou que quando a colega caiu sobre o seu joelho direito ela sentiu uma sensação de estalo e a partir do momento começou as dores (dordegrau07daescalavisual analógica) impossibilitando de flexionar o joelho, por consequência o movimento de flexionar o joelho é doloroso e deambular se tornou uma atividade difícil para ela. De imediato o médico solicitou um exame de imagem ressonância magnética (RM) confirmando a lesão do ligamento colateral medial (LCM) de grau II, referido como uma ruptura parcial do ligamento. Ao sair do exame seu joelho foi imobilizado, receitado um anti-inflamatório e foi encaminhada para este serviço de fisioterapia.
PALPAÇÃO/TESTEESPECIAL
Na inspeção foi identificado o joelho valgo, com ângulo de 25°. Foi feita a palpação em toda a extensão dolorosa da paciente, como não houve dor extrema, foi realizado o teste “estresse em valgo”, a abertura da interlinha articular com 17°, demonstrou frouxidão, confirmando que a abertura é maior do que a do joelho sadio. Por conta dador, sua flexão foi de 100°, rotação medial 10°, rotação lateral 15°.
TRATAMENTO
De início, segue o protocolo PRICE com repouso, gelo, compressão e elevação. Para descarga parcial do peso começar a caminhar com muletas. Como as dores são fortes, uma órtese de joelho com dobradiça vertical, individualizada é utilizada para o conforto do paciente. Termoterapia, ultrassom de 1HMz contínuo para diminuição da dor e a inflamação. Exercícios isotônicos para o ganho de força muscular com ênfase no MMII e isométricos para manter a força muscular do quadríceps e isquiotibiais, e bandagem funcional para prevenir possíveis lesões.
...