A Importância Do Estudo Da Anatomia Humana Para O Profissional Técnico Em Enfermagem.
Ensaios: A Importância Do Estudo Da Anatomia Humana Para O Profissional Técnico Em Enfermagem.. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cherrybombx • 10/7/2014 • 1.041 Palavras (5 Páginas) • 27.389 Visualizações
A importância do estudo da Anatomia Humana para o profissional Técnico em Enfermagem.
O estudo dos dados anatômicos é fundamental para possibilitar ao enfermeiro o reconhecimento dos órgãos do corpo humano, assim como, a morfologia, a localização, a função e a organização desses órgãos em sistemas.
No Brasil a referência no ensino da enfermagem foi à enfermagem americana, que na época tinha um ensino voltado na repetição de tarefas, com pouco conteúdo. Mediante esse quadro criou-se um currículo padrão (standart curriculum) que dava ênfase ao ensino clínico, ocorrendo mudanças comprometidas com causas humanísticas, sociais, buscando a qualificação profissional.
Os currículos, ou então a forma de ensino foram estruturados para um modelo mais prático e cognitivo, sendo criticado por especialistas devido à falta de reflexões humanísticas e de conhecimento teórico, já que o profissional precisava e precisa de competência técnica, científica e administrativa.
Diante de todas essas transformações no ensino da enfermagem, observou-se que a disciplina estudada, que visa um melhor entendimento também para outras disciplinas clínicas é a anatomia humana, que não ensina somente assuntos práticos, mas também valores éticos, emoções, medos e angústias ao cuidar do próximo.
A anatomia humana é considerada a disciplina alicerce de todas as disciplinas clínicas. É, portanto, uma disciplina instrumental e indispensável.
As metas do ensino de anatomia humana são, no mínimo, conhecer as estruturas anatômicas e as relações entre elas; reconhecer estruturas anatômicas por meio de técnicas de imagens e entender as bases anatômicas da patologia.
O estudo de anatomia humana consiste em um instrumento de auxílio para os futuros profissionais, no sentido de ajudá-los no entendimento de sua própria finitude.
A prática do aprendizado emerge a questão da necessidade da utilização de cadáveres humanos, principalmente, diante da vivência que o emprego dessa ferramenta pedagógica produz no profissional da saúde, pois além da aquisição do conhecimento científico, também é ponto de partida para o progresso de conscientização do processo de vida e morte.
O contato com o cadáver humano estabelece oportunidade para a sensibilização dos estudantes nas possíveis situações complexas em suas carreiras, além de fomentar a discussão de temas difíceis, como dignidade humana, mortalidade, luto e o lidar com as emoções. É acreditado também que, no processo de ensino, deve-se considerar o homem como um todo: ser animal, ser social e o ser espiritual. Dessa maneira, o ensino será o estímulo capaz de realizar as mudanças para a prática dos profissionais de técnico de enfermagem que, em sua rotina de trabalho, deparam com situações de emergência, pacientes graves, quadros de morte, e devem aplicar seus conhecimentos em meio a esse ambiente agitado e estressante.
O ensino deve chegar aos sentimentos e também a inteligência. Pessoas que convivem com a disciplina de Anatomia se formem saudáveis de corpo e alma, a diferença das disciplinas é perceptível, e em si esses fatos se tem base necessário para a aprendizagem.
Ao estimular a anatomia criativa, participativa, reflexiva e autônoma podem se integrar nas disciplinas clinicas que ajudara o aluno a ser desenvolver como pessoa, superando os seus medos e também nos campos científicos e tecnológicos.
O professor deve mostrar aos alunos momentos de apreciação, conhecimento e conscientização da estrutura do corpo, formadas pela natureza biológica, pois através da anatomia, ativa-se auto relações, pois estará exercitando, sentindo, alcançando o aprendizado em algo próprio: seu corpo. Á vida pode-se aprender no cotidiano analisando situações.
Quando falamos de anatomia falamos de vida, gerar cuidado a quem esta com a vida, do cuidar em enfermagem, isso deve ser exercido a todo momento.
A disciplina anatomia são formações humanitárias e cientificas, podendo construir um instrumento para desenvolver aos alunos o cuidado para com ao outro.
É necessário despertar a sensibilidade do aluno,
...