A Orca
Tese: A Orca. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: wagner123 • 14/4/2014 • Tese • 1.657 Palavras (7 Páginas) • 300 Visualizações
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Orca (desambiguação).
Como ler uma caixa taxonómicaOrca
Killerwhales jumping.jpg
Estado de conservação
Status none DD.svgDados insuficientes (IUCN 3.1) 1
Classificação científica
Domínio: Eukariota
Reino: Animalia
Subreino: Metazoa
Superfilo: Deuterostomia
Filo: Chordata
Subfilo: Vertebrata
Infrafilo: Gnathostomata
Superclasse: Tetrapoda
Classe: Mammalia
Subclasse: Theria
Infraclasse: Placentalia
Ordem: Cetacea
Subordem: Odontoceti
Família: Delphinidae
Género: Orcinus
Espécie: O. orca
Nome binomial
Orcinus orca
Linnaeus, 1758
Distribuição geográfica
Cypron-Range Orcinus orca.svg
Sinónimos
Orca gladiator
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Orca
A orca (Orcinus orca), é o membro de maior porte da família dos golfinhos (Delphinidae, ordem dos cetáceos) e um superpredador versátil, que inclui na sua dieta presas como peixes, moluscos, aves, tartarugas, focas, tubarões e animais de tamanho maior quando caçam em grupo, como por exemplo baleias. A designação "baleia-assassina" não é a mais correcta por ser uma tradução directa do inglês "killer whale" (que resulta de um erro de tradução do Espanhol; o termo original significava "assassina de baleias"), e pelo facto de o animal não ser uma baleia. É o segundo mamífero de maior área de distribuição geográfica - logo a seguir ao homem - é encontrada em todos os oceanos e pode chegar a pesar nove toneladas.
Têm uma vida social complexa, baseada na formação e manutenção de grupos familiares extensos. Comunicam-se através de sons e costumam viajar em formações que assomam ocasionalmente à superfície. A primeira descrição da espécie foi feita por Plínio, o Velho o qual já a descrevia como um monstro marítimo feroz.
Índice [esconder]
1 Denominação
2 Evolução e taxonomia
3 Características físicas
4 Distribuição geográfica
5 Interação social
6 Alimentação
7 Sons
7.1 Ficheiros áudio
8 As orcas na história
9 As orcas e o homem moderno
9.1 Caça
9.2 Cativeiro
9.3 Cultura popular
9.4 Ameaças ambientais
10 Bibliografia
11 Referências
12 Ver também
13 Ligações externas
Denominação[editar | editar código-fonte]
O nome orca foi dado a estes animais pelos antigos romanos do nome "Orcus", que significa inferno ou deus da morte, e o nome do seu género biológico - "Orcinus" - significa "do reino da morte" (ver Orco). A partir da década de 60, quando ganharam popularidade entre os espectadores de oceanários, o termo neutro "orca" foi mais utilizado do que "baleia assassina", o qual conota um comportamento incompatível com objetivo desses parques.
Evolução e taxonomia[editar | editar código-fonte]
A orca é a única espécie do género Orcinus e foi originalmente descrita por Lineu em 1758 no Systema Naturae.2 É uma das trinta e cinco espécies da família dos golfinhos. Tal como o género Physeter, também com apenas uma espécie (o cachalote), o género Orcinus caracteriza-se por um população abundante sem parentes imediatos do ponto de vista da cladística. Os paleontólogos acreditam que a orca pode ter tido, provavelmente, um passado evolucionário anagenético; isto é, uma evolução de ancestral para descendente sem se verificar qualquer ramificação da linha genética (formação de espécies aparentadas, coexistindo no tempo). Se assim fosse, a orca passaria a ser uma das mais antigas espécies de golfinhos, ainda que seja pouco provável que seja tão antiga quanto a própria família, cujo início é datado em cerca de cinco milhões de anos. No entanto, há pelo menos três a cinco tipos de orcas que são suficientemente distintas para serem consideradas raças, subespécies, ou possivelmente mesmo espécies. Nas décadas de 1970 e 80, pesquisas ao longo da costa ocidental do Canadá e Estados Unidos identificaram três tipos:
Residentes: A mais comummente avistada das três populações na águas costeiras do Pacífico nordeste, incluindo em Puget Sound. A dieta das orcas residentes consiste principalmente de peixe e lula e vivem em grupos familiares complexos e coesos. Os laços familiares duram a vida inteira, muitas vezes vivendo em grupos matrilineares grandes e fazendo vocalizações em dialectos muito variáveis e complexos. "A unidade básica da sociedade de orcas residentes é a mãe, todos os seus descendentes dependentes (com aproximadamente dez anos ou menos), assim como a sua descendência adulta, incluindo os filhos destes. As fêmeas podem eventualmente passar menos tempo com as suas mães, à medida que forem produzindo crias suas, mas machos residentes parecem permanecer com as suas mães as suas vidas inteiras. Deixam-nas por períodos curtos para acasalar fora do seu grupo maternal, mas voltam para as suas mães depois disso."3 Fêmeas residentes têm caracteristicamente uma barbatana dorsal arredondada que termina
...