A disfunção miccional
Artigo: A disfunção miccional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sidineiaa • 23/4/2013 • Artigo • 403 Palavras (2 Páginas) • 529 Visualizações
Definição
A disfunção miccional é quando a criança não tem controle sobre o vésico-infecteríana que provoca alterações durante o esvaziamento vesical. Ocorrendo as alterações irá ter problema no fluxo urinário, que irá levar significativos volumes vesicais e elevadas pressões intra-vesical. As infecções de urina, as perdas por transbordamentos e a constipação é bem comum em crianças que tem essa disfunção.
Fisiopatologia
A disfunção miccional ocorre quando um dos componentes do processo normal de micção é afetado, fazendo com que este não funcione de forma integrada. Assim, alterações no córtex, no tronco cerebral, na medula espinhal, nodetrusor ou no complexo esfincteriano podem fazer com que a micção não ocorra de forma satisfatória, com armazenamento inadequado da urina e/ou esvaziamento incompleto de toda bexiga. As alterações da função do trato urinário inferior podem ser divididas em dois grupos: aquelas causadas por alterações neurológicas e as funcionais.Os distúrbios miccionais causados por alterações neurológicas (bexiga neurogênica) resultam mais freqüentementedos disrafismos espinhais (mielomeningocele, lipomeningocele,agenesia sacral e lesões ocultas) e da paralisiacerebral10,11.Os distúrbios miccionais causados por alterações funcionais ocorrem em crianças nas quais não se detectam evidências de doença neurológica. Elas podem apresentaras alterações miccionais diurnas e noturnas citadas anteriormente, infecções urinárias de repetição e refluxo vesicoureteral.
Classificação
- Neurogênica
02
Bexiga Neurogênica: Os músculos e nervos do sistema urinário funcionam em conjunto para reter a urina na bexiga e soltar no momento oportuno. Nervos levam mensagens da bexiga para o cérebro e do cérebro para os músculos da bexiga ou dizendo-lhes para apertar ou liberar. Em uma bexiga neurogênica, os nervos que é suposto para levar estas mensagens não funcionam corretamente.
- Não Neurogênica
Enurese Noturna (Mais comum): Enurese noturna infantil é a falta de controle da micção noturna em idade em que isto já deveria ter ocorrido, ou seja, por volta dos cinco ou seis anos. Até essa idade, o fato de uma criança, sem querer, molhar a cama no máximo uma vez por semana é aceitável, já que o mecanismo urinário da criança ainda está em amadurecimento. O importante é que não tenham outros sintomas associados; tais como, dor ou urgência para urinar, febre, perdas involuntárias de urina durante o dia, sangue na urina, etc. Após essa idade já se pode falar de uma condição chamada enurese noturna infantil. Teoricamente, a enurese noturna primária monossintomática pode ser definida como “ato involuntário de molhar a cama duas ou mais vezes por semana, em crianças saudáveis, após os cinco ou seis anos de idade.
...