A prevenção do tétano
Artigo: A prevenção do tétano. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: aurinha • 9/11/2013 • Artigo • 259 Palavras (2 Páginas) • 530 Visualizações
tetano tetetetetetetetteteteteConclusão
O custo do tratamento de um paciente e a necessidade de se evitar perdas de vidas humanas fazem com que o tétano continue sendo um sério problema de saúde pública.
Em contraponto à redução importante da ocorrência de casos, a manutenção das taxas de letalidade acima de 30% indica a necessidade de melhorar a qualidade do atendimento emergencial, instituindo-se medidas profiláticas, diagnósticas e terapêuticas adequadas.
É justo admitir que as estratégias adotadas foram de grande importância para a redução da morbidade, portanto, é necessário manter as altas coberturas vacinais com a DPT, em menores de um ano; revacinação com a vacinação dupla adulto (dT); manutenção da vacina dupla adulto nas campanhas dos idosos; manutenção da vacinação de dupla adulta em gestante; intensificação da vacinação em profissionais de risco.
Faz-se necessário que a categoria médica esteja suficientemente alerta para a conduta frente aos ferimentos (quadro 1) e medidas profiláticas, uma vez que a diminuição no número de casos da doença torna-a pouco freqüente, resultando numa redução de sua lembrança diagnóstica e esquecimento da profilaxia.
É necessário, também, melhorar a qualidade das informações existentes nas Fichas de Notificação e de Investigação dos casos, para melhor conhecimento e acompanhamento do perfil epidemiológico.
Profilaxia de ferimentos (quadro 1)
Limpeza do ferimento com água e sabão e debridamento profundo, se necessário, o mais rápido possível; não há indicação para o emprego de Penicilina Benzatina, e o uso de outros antibióticos não tem valor comprovado; a vacinação contra o tétano, com ou sem imunização passiva, depende do tipo e condições do ferimento, assim como da história de imunização prévia.
...