ADIPÓCITOS
Resenha: ADIPÓCITOS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: BellaSwan • 20/6/2014 • Resenha • 296 Palavras (2 Páginas) • 212 Visualizações
Adipócitos brancos – São quando os adipócitos estão totalmente desenvolvidos, ou seja, armazenam a gordura dentro de uma única gota lipídica, que ocupa todo o centro da célula, fazendo com que o citoplasma, o núcleo e as demais organelas se desloquem para a periferia celular. Sua distribuição é quase que generalizada pelo organismo, envolve ou mesmo se infiltra em toda região subcutânea. Encontra-se também espalhados por todas as vísceras, espaços da cavidade abdominal e por diversos grupamentos musculares. Estes adipócitos são encontrados no tecido adiposo unilocular, quando o adipócito é maduro. Os adipócitos brancos também possuem a função de atuarem como isolantes térmicos e proteção mecânica, suavizando assim o impacto de choques.
Adipócitos castanhos (marrons) – Ao contrário do adipócito branco, o adipócito castanho ou marrom é menor, e possui várias gotículas de triglicerídeos de diferentes tamanhos. O citoplasma é abundante e possui numerosas mitocôndrias. Estes adipócitos são encontrados no tecido adiposo multilocular quando o adipócito ainda é jovem. A função principal deste adipócito é a regulagem da produção de calor (termogênico), resultando no controle da temperatura corporal.
O peso dessa célula é representado por 95% de lipídios. Cada célula é responsável por armazenar uma determinada quantidade de gordura, podendo armazenar até dez vezes o seu tamanho. Isso colabora para regulação da temperatura corporal.
Os adipócitos possuem uma espécie de ciclo: pré-adipócito, que possuem a capacidade de proliferar; o adipócito jovem, que é encontrado no tecido adiposo multilocular e o adipócito maduro que é encontrado no tecido adiposo unilocular.
Quando atinge sua capacidade de armazenamento máximo, um novo adipócito é formado para que armazenem mais gordura. A gordura armazenada no adipócito está sob a forma de triglicerídeos (três ácidos graxos ligado a uma molécula de glicerol). A mitose dos adipócitos é bem mais intensa na sua "infância".
...