APÊNDICE: ÓRGÃO VESTIGIAL?
Artigo: APÊNDICE: ÓRGÃO VESTIGIAL?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Flavyele • 12/12/2014 • 229 Palavras (1 Páginas) • 422 Visualizações
APÊNDICE: ÓRGÃO VESTIGIAL?
Desde o tempo de Charles Darwin, biólogos visualizaram o apêndice vermiforme humano do mesmo modo: uma estrutura suplementar ligada ao intestino grosso que não é realmente necessária. De fato, Darwin e biólogos evolucionistas desde seu tempo têm argumentado que estruturas biológicas como o apêndice permanecem como poderosa evidência em favor da teoria da evolução.
O apêndice humano é considerado ser vestigial – uma vez funcional em ancestrais evolutivos, mas não mais necessário para seus descendentes, tendo experimentado decadência até perder sua utilidade.
Pesquisadores do Centro Médico da Universidade de DuKe agora pensam que eles descobriram qual a utilidade do apêndice: atuar como uma câmara de armazenamento para bactérias benéficas, as quais formam um biofilme sobre o cólon humano que pode ajudar na digestão e excluir bactérias patogênicas da superfície do cólon. Ocasionalmente este biofilme é eliminado pela diarreia, quando então o apêndice fornece as bactérias necessárias para restaurá-lo.
Além disso, estes cientistas identificaram um apêndice ou uma estrutura semelhante a ele em vários mamíferos. Isto lhes permitiu concluir que, considerando-se o ponto de vista evolutivo, o apêndice teria surgido há aproximadamente 80 milhões de anos e então, muito provavelmente, teria se originado independentemente muitas vezes, o que também sugere que ele seja funcional.
Portanto, o entendimento atual acerca do apêndice parece muito mais favorecer a teoria de um projeto inteligente (Design Inteligente) do que corroborar a hipótese darwinista de órgãos vestigiais.
...