ATPS PASSO 1
Casos: ATPS PASSO 1. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: carolacuna • 29/10/2013 • 501 Palavras (3 Páginas) • 577 Visualizações
Etapa 1 – passo 2
Segundo a IEA - Associação Internacional de Ergonomia, a ergonomia tem como objetivo otimizar o bem estar humano, através de aplicação de teorias, princípios, dados e métodos.
A Segunda Guerra Mundial marcou o advento de máquinas e armas sofisticadas, criando demandas cognitivas jamais vistas antes por operadores de máquinas, em termos de tomada de decisão, atenção, análise situacional e coordenação entre mãos e olhos.
Foi observado aeronaves em perfeito estado de funcionamento, ainda caiam, mesmo que conduzidas pelos melhores pilotos, que Alphonse Chapanis, um tenente no exército norte-americano, mostrou que o "erro do piloto" poderia ser muito reduzido quando controles mais lógicos e diferenciáveis substituíram os confusos projetos das cabines dos aviões.
Em 1949, K.F.H. Murrel, engenheiro inglês, começou a dar um conteúdo mais preciso a este termo e fez o reconhecimento desta disciplina científica criando a primeira associação nacional de Ergonomia, a Ergonomic Research Society, que reunia fisiologistas, psicólogos e engenheiros que se interessavam pela adaptação do trabalho ao homem. E foi a partir daí que a Ergonomia se desenvolveu em outros países industrializados e em vias de desenvolvimento.
Nas décadas seguintes à guerra e até os dias atuais, a ergonomia continuou a desenvolver-se e a diversificar-se. A era espacial criou novos problemas de ergonomia tais como a ausência de gravidade e forças gravitacionais extremas. A era da informação chegou ao campo da interação homem-computador enquanto o crescimento da demanda e a competição entre bens de consumo e produtos eletrônicos resultaram em mais empresas levando em conta fatores ergonômicos no projeto de produtos.
Segundo Hendrick (1990), a abordagem macroergonômica consiste em adequar a organização a concepção e gerenciamento das novas tecnologias. Sua aplicação evidencia interações no contexto social e organizacional para a melhor adequação do sistema de trabalho e concepção de novos sistemas. Para o processo de transformação de materiais (setor industrial) ou processamento de informações (setor de serviços) sua aplicação é conduzida dos níveis mais abrangentes (macro), até níveis mais restritos e pontuais do problema (micro).
Possíveis aplicações da Ergonomia:
- Cadeiras ergonomicamente corretas;
- No escritório colocar apoio para os pés;
- Adequar à altura da mesa a altura do trabalhador para sua correta postura.
Etapa 1 – passo 3
Relato 1: “Ergonomia trata-se do cuidado da empresa para com o empregado.”
Relato 2: “Ergonomia são melhorias para resolver o dia a dia do trabalhador dentro de uma empresa.”
Relato 3: “Entendo que ergonomia é a ciência que estuda técnicas para facilitar e não prejudicar o empregado dentro de uma empresa com relação a peso, postura e etc;”
Relato 4: “Ergonomia ajuda ao funcionário respeitar seu corpo e seus limites.”
Relato 5: “Ergonomia é a maneira que ajuda a entender a melhor postura para trabalhar, exemplo, pegar peso ou até mesmo sentar
...