TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anorexia e bulimia

Relatório de pesquisa: Anorexia e bulimia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/12/2014  •  Relatório de pesquisa  •  524 Palavras (3 Páginas)  •  522 Visualizações

Página 1 de 3

PROBLEMATIZAÇÃO

A Anorexia e a Bulimia são Transtornos Alimentares que envolvem fatores psicológicos, levando a complicações nutricionais de ampla complexidade, que afetam especialmente adolescentes, adultos jovens e um grande número de crianças mais freqüentemente do sexo feminino, tendo havido nos últimos anos um grande aumento do número de incidência desses transtornos que se relaciona ao fato da grande influência sócio-cultural da mídia e outros meios de comunicação que estipulam um conceito irreal de beleza que associa a magreza com a atratividade e o sucesso pessoal e profissional, gerando uma busca incontrolável em alcançar este corpo perfeito e encaixar-se neste padrão estético de beleza estipulado pelos meios de comunicação. Este quadro representa um desafio para o profissional de saúde, exigindo muita dedicação perante intervenções e tratamento, onde o melhor prognóstico se dá em razão a um diagnóstico e tratamento precoces realizados por uma equipe multidisciplinar.

Este quadro representa um desafio para o profissional de saúde, exigindo muita dedicação perante intervenções e tratamento, onde o melhor prognóstico se dá em razão a um diagnóstico e tratamento precoces realizados por uma equipe multidisciplinarOs transtornos alimentares não aparecem repentinamente, vão se desenvolvendo ao longo de vários anos. A intensidade e complexidade do tratamento dependem das gravidades das complicações clínicas e psicológicas e o sucesso ou fracasso terapêutico esta ligado ao diagnóstico precoce. O que fazer para possibilitar o diagnóstico precoce e diminuir a incidência?

2 JUSTIFICATIVA

O presente trabalho torna-se relevante em razão do índice elevado de incidência dos Transtornos Alimentares relacionado a grande exposição e influência dos meios de comunicação quanto ao conceito irrealista de beleza, gerando uma preocupação com a imagem perfeita e inatingível representada pela magreza, ocasionando uma busca incontrolável para alcançar o corpo perfeito, levando o individuo a grandes prejuízos biopsicossociais com uma alta taxa de morbi-mortalidade.

Os transtornos alimentares caracterizam-se por apresentar quadros graves, desafiadores e de difícil tratamento, pois as recaídas costumam acontecer. Os índices de óbito na Anorexia são de aproximadamente 5 a 10% dos pacientes tratados ou por desnutrição ou por suicídio, pois por ser um distúrbio psicológico ou comportamental os sintomas de depressão costumam aparecer e persistir. Infelizmente quando os portadores de Anorexia chegam ao serviço de saúde buscando tratamento já apresentam um grau acentuado de desnutrição e desidratação. A Bulimia é mais comum do que a Anorexia e menos facilmente identificada, pois a magreza não é tão evidente, os indivíduos bulímicos são normalmente eutróficos, apesar de oferecer um melhor prognóstico mais de 80% dos pacientes apresentam recaídas e várias complicações em longo prazo, necessitando de muita atenção quanto ao tratamento. Ambas requerem muita dedicação do profissional de saúde.

Ressalta-se a importância de estar atento para os sinais predisponentes que possam sinalizar a presença e/ou manifestação desses transtornos, enfatizando a necessidade de um tratamento multiprofissional, cujos melhores resultados acorrem nos casos de intervenção e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com