Artologia
Casos: Artologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: andreacortez • 18/11/2013 • 1.414 Palavras (6 Páginas) • 787 Visualizações
Articulação
Definição:
O corpo humano é capaz de realizar diversos movimentos, graças à articulação encontrada em nosso esqueleto. O responsável por dar esta mobilidade entre ossos e estabilizar as zonas de união entre os vários segmentos do esqueleto é o Sistema Articular. O Sistema Articular formado por um conjunto de articulações, ponto de contato entre dois ou mais ossos. Existem três tipos de articulações: sinartrose (inflexíveis), anfiartrose e diartrose (permitem movimentos).
O sistema esquelético determina nossa estrutura (tamanho e forma do corpo humano) em conjunto com hábitos alimentares, nível de atividade física e postura. Suas principais funções são: formação de alavancas para o aumento de forças ou velocidade dos movimentos, suporte, proteção, armazenamento de gordura e minerais, e formação de células sanguíneas.
Existem vários tipor de articulações, mas as mais presentes em nosso corpo são as sinoviais, que podem ser classificadas conforme a quantidade de movimento permitido, tipo e tamanho dos ossos, formas de contato entre as superfícies articulares, e planos e eixos de movimento.
Estas características proporcionam seu potencial de movimento e função: uma das articulações mais estáveis do corpo humano é o quadril, pois possui bom suporte muscular, capsular e ligamentar, além dos efeitos da gravidade e do vácuo da articulação (grande união entre as estruturas).
O ombro, por sua vez, é uma das articulações menos estável, suprido pela cápsula e músculos, possui contato articular menor, devido ao formato dos ossos e superfícies articulares reduzidas.
As articulações sinoviais possuem uma camada de cartilagem em suas superfícies articulares, nutrida pelo líquido sinovial (espécie de óleo lubrificante), permitindo a estabilidade e distribuição das cargas sobre as superfícies com redução dos estresses de contato pela metade.
Classificação das articulações:
1.Articulações Fibrosas (sinartoses)
- sindesmose (presença de membrana interóssea);
- sutura (maioria dos ossos do crânio)
- gonfose (entre os alvéolos e os dentes);
2. Articulações Cartilagíneas (anfiartroses)
- sincondrose (entre as epífises e diáfises ósseas)
- sínfise (presença de discos fibrocartilagíneos)
3. Articulações sinoviais (diartroses)
As superfícies ósseas são recobertas por cartilagem articular e unidas por ligamentos revestidos por membrana sinovial. Permitem amplo movimento e, as suas células interiores (situadas dentro da articulação) produzem o líquido sinovial, responsável pela lubrificação e absorção do impacto.
Classificam-se de acordo com o movimento em :
Uniaxial – somente um eixo de rotação a. Gínglimo – art. rádio-ulnar proximal Biaxial – dois eixos de rotação
a. Condilar – art. do punho
b. Selar – art. carpometacárpica-polegar
Poliaxial – três eixos de rotação
a. Articulação do quadril
b. Articulação do ombro
Tipos de movimentos:
- Movimento Deslizante
- Movimentos Angulares (Flexão – Extensão - Abdução – Adução – Rotação - ...)
Componentes das Junturas Móvéis:
- Ligamentos
- Cápsulas Articulares
- Líquido Sinovial
- Bainha Sinovial dos tendões
- Bolsas Sinoviais – subcutânea, submuscular, subtendónea
Articulações Do Joelho
Essa mobilidade, porém causa um atrito, amenizado pelo Sistema Articular com a existência das bolsas sinoviais, que agem como amortecedores entre os ossos e os tecidos à sua volta. De acordo com o grau ofertada,as articulações diartrose podem classificadas em sinoviais, fibrosas ou cartilaginosas. Sinoviais – Possuem um espaço entre os ossos e são separadas de acordo com eixos de movimentos: Uniaxial (1 eixo, 2 movimentos): Gínglimo ou articulação em dobradiça (permite extensão e flexão): falanges, cotovelos. Gínglimo ou dobradiça atípica: Joelho (pequena rotação) Trocóide ou pivô (permite movimento de rotação, onde um osso desliza sobre outro fixo): articulações rádio-ulnar e atlanto-axial. Plana ou artróida (deslizamento para frente e para trás):articulações dos ossos carpais e tarsais, articulações da mandíbula Biaxial (2 eixos, 4 movimentos): Condilar ou Elipsóide (extremidade côncava em contato com outra convexa, limitando o movimento): articulações atlanto-occipital e entre o punho e o carpo. Selar (relacionamento de extremidades de igual curvatura, permitindo a circundação): articulação carpo-metacarpal do polegar. Triaxial, esferoide ou enartrose (3 eixos, 6 movimentos): articulações do quadril, Poliaxial (triaxial com maior mobilidade): articulação do ombro. Fibrosas ou sinfibrosas – articulação fibrosa é aquela que apresenta tecido fibroso interposto entre os ossos, podendo ser: Suturas, Dentadas, Escamosas, Planas Gonfoses – articulações fibrosas que ocorrem entre cavidades e saliências (ex. dentes e maxila, dentes e mandíbula) Sindesmoses – articulações fibrosas ligadas por fibras colágenas ou lâminas de tecido fibroso – membrana interóssea (ex. rádio e ulna; tíbia e fíbula) Cartilaginosas – são as articulações que apresentam cartilagem entre os ossos, podendo ser: Sincondroses – ossos que aderem por cartilagem hialina que mais tarde ossifica; Sequência: osso-cartilagem-osso (ex. sacro e cóccix) Sínfises ou anfiartroses – existe uma fibrocartilagem espessa interposta; Sequência: osso-cartilagem-disco-cartilagem-osso (ex. articulações entre corpos vertebrais) A principal característica das sinartroses é a sua quase que total imobilidade,
...