As Doenças Hematológicas em Diversos Continentes do Mundo
Por: Aline Martins • 12/6/2023 • Trabalho acadêmico • 325 Palavras (2 Páginas) • 94 Visualizações
Hematologia Básica
Prof: Leonardo Freitas B.
Turma: Biomedicina 3B
Aluno: Ana Paula Lima Zapaowski e Aline Reichenbach Martins
- Cite um exemplo de patologia que cause uma leucocitose:
Causas patológicas: infecção mas também pode ocorrer se o indivíduo tiver tumores ósseos ou leucemia. Outros estresses no corpo causados por exercícios extenuantes, convulsões, estresse emocional e gravidez / parto também são conhecidos por serem as causas dessa condição.
- Discreta: Uma leucocitose discreta é quando o número de leucócitos está apenas um pouco elevado, como entre 11.000 e 15.000 cel/microL. Uma leucocitose discreta com neutrofilia pode indicar um processo infeccioso ainda em estágio inicial. Já uma leucocitose discreta sem neutrofilia pode ser algo transitório e sem relevância clínica, principalmente se o paciente estiver assintomático.
As alterações qualitativas observadas em uma leucocitose dependem da causa subjacente da condição e podem incluir desvio à esquerda (aumento no número de leucócitos imaturos na corrente sanguínea), leucócitos atípicos, alterações no tamanho e forma dos leucócitos e aumento moderado na contagem de eosinófilos e basófilos.
- Moderada: A leucocitose moderada é caracterizada por um aumento na contagem de leucócitos no sangue de 15.000 a 20.000 cel/microL. Pode ser causada por várias condições subjacentes como, infecções, inflamações, doenças autoimunes, cânceres, entre outras.[pic 1]
As alterações qualitativas observadas podem incluir desvio a esquerda, presença de leucócitos atípicos, alteração na forma e tamanho dos leucócitos, podendo estar maior ou menor que o normal, com núcleos anormais.
- Acentuada: A leucocitose acentuada é caracterizada por um aumento significativo na contagem de leucócitos no sangue, geralmente entre 20.000 a 50.000 cel/microL ou superior. Essa condição pode ser causada por infecções bacterianas graves, inflamações, doenças autoimunes, cânceres hematológicos, entre outras.
Nas alterações qualitativas também podemos observar desvio a esquerda, presença de leucócitos atípicos, alteração na forma e tamanho dos leucócitos, e presença de blastos, em casos mais graves como em algumas leucemias, pode haver presença de células imaturas, chamadas blastos na corrente sanguínea.
...