Audição
Tese: Audição. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: AnnyMiazaki • 24/5/2014 • Tese • 952 Palavras (4 Páginas) • 259 Visualizações
A audição é um dos cinco sentidos. O ouvido é o responsável pela capacidade de ouvir, ou seja, pela audição e pelo equilíbrio do corpo.
O ouvido é o órgão responsável pela captação de vibrações no ar (sons) e transformação desses, em impulsos nervosos que o cérebro “codifica”. Além dessa função, este órgão também está relacionado com o equilíbrio do corpo.
Ele é dividido em três partes:
Ouvido externo é a parte que recebe as ondas sonoras;
Ouvido médio, onde há a transformação dessas ondas em vibrações mecânicas que será transmitida para a próxima parte;
Ouvido interno, onde as vibrações estimulam os receptores e sofrem transdução para impulsos nervosos que vão alcançar o sistema nervoso central, via nervo acústico.
OUVIDO EXTERNO
Compreende o pavilhão auricular (ou orelha), o meato acústico externo e a membrana do tímpano.
O pavilhão auricular participa na captação do som, possui forma irregular e é constituído essencialmente por uma placa de cartilagem elástica coberta por uma fina camada de pele dos dois lados, onde são encontradas glândulas sebáceas e poucas glândulas sudoríparas.
O meato acústico externo vai desde o pavilhão até a membrana do tímpano. Apresenta-se como um canal achatado, de paredes rígidas, que o mantém constantemente aberto. O terço externo desse canal apresenta cartilagem elástica, que é continuação da cartilagem do pavilhão auricular. O arcabouço dos dois terços internos é formado pelo osso temporal.
O meato acústico é revestido internamente por pele rica em pêlos e glândulas sebáceas e ceruminosas (glândulas sudoríparas modificadas). Ao produto resultante da secreção dos dois tipos glandulares, dá-se o nome de cerúmen (substância pastosa de coloração marrom). Tanto o cerúmen quanto o pêlos do meato possuem função protetora, dificultando a penetração de objetos estranhos.
No fundo do meato está presente a membrana timpânica (ou tímpano), de formato oval. Essa membrana é externamente recoberta por uma fina camada de pele e internamente por epitélio cubóide simples. Entre as duas camadas epiteliais, são encontradas duas camadas de fibras colágenas e fibroblastos. Na camada externa, estas fibras orientam-se radialmente, de modo que na cama interna são circulares. Além do colágeno, encontra-se também uma fina rede de fibras elásticas. No quadrante superior ântero-superior do tímpano não há a presença de fibras, sendo, portanto, flácida essa região, recebendo o nome de membrana de Shrapnell. A membrana timpânica é a estrutura que transmite as ondas sonoras para os ossículos do ouvido médio.
OUVIDO MÉDIO
Localiza-se na espessura do osso temporal, como uma cavidade que separa a membrana timpânica da superfície óssea do ouvido interno. Em sua porção anterior, se comunica com a faringe pela tuba auditiva (ou Trompa de Eustáquio). Em sua porção posterior, se comunica com as cavidades cheias de ar do processo mastóide do osso temporal. O ouvido médio é revestido por epitélio simples pavimentoso, cuja lâmina própria se apresenta aderida ao periósteo. Próximo ao orifício da tuba auditiva, o epitélio torna-se prismático ciliado e, ao passo que se aproxima da faringe, observa-se a sua gradual transição para epitélio pseudo-estratificado ciliado. Normalmente, a tuba auditiva encontra-se fechada, abrindo-se durante o ato de deglutição, para que haja o equilíbrio da pressão externa com o ouvido médio.
Na parede medial, existem duas regiões sem osso, recobertas apenas por uma membrana conjuntivo-epitelial, são as janelas oval e redonda.
Unindo a janela oval ao tímpano existe um sistema de três ossículos articulados, formado pelo martelo, bigorna e estribo, que transmitem as vibrações mecânicas geradas na membrana timpânica até o ouvido interno.
...