Ausculta Cardíaca
Dissertações: Ausculta Cardíaca. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ThianaVilar • 4/1/2014 • 1.594 Palavras (7 Páginas) • 994 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
Ausculta é o método semiológico básico no exame físico dos pulmões realizada com o auxílio de um estetoscópio. A auscultação direta ou imediata, ou seja, colocando-se o ouvido na parede torácica, não se utiliza mais, embora por intermédio dela seja possível perceber também as vibrações da parede, (STEFANINI; KASINSKI, 2004).
O coração possui quatro válvulas distintas que permitem o fluxo do sangue para a frente, impedindo seu refluxo. Duas dessas válvulas, as válvulas atrioventriculares, funcionam como válvulas de entrada para os ventrículos respectivos. As outras duas, as válvulas semilunares, funcionam como saída para os mesmos (GUYTON, 1988)
O foco de ausculta de um som é a região da pele onde ele é ouvido com maior intensidade. Isso significa que entre essa região e fonte sonora existe um trajeto acústico com atenuação mínima,. As principais fontes sonoras do tórax são o coração e os pulmões. Entretanto, a traqueia, os brônquios, a pleura, o pericárdio, os grossos vasos e o esôfago podem gerar sons, (STEFANINI; KASINSKI, 2004).
Duas bulhas são normalmente ouvidas por meio de estetoscópio durante cada ciclo cardíaco, chamadas de primeira bulha e segunda bulha. Em vários indivíduos jovens normais ouve-se uma terceira bulha suave, de pequena intensidade e algumas vezes pode-se ouvir uma quarta bulha imediatamente antes da primeira bulha quando a pressão arterial é elevada ou quando o ventrículo fica rígido, mas raramente é ouvida em adultos normais. (GANONG, 1998). Em caso de percepção de murmúrios, o indivíduo pode apresentar alguma doença cardíaca.
O objetivo desta prática é detectar os focos pulmonares e caracterizá-los através da sua ressonância, aprendendo também seus aspectos fisiológicos e patológicos.
2 METODOLOGIA
Por meio de estetoscópio, em quatro alunas, realizou-se ausculta para detecção das bulhas cardíacas nos focos mitral (no 4º espaço intercostal esquerdo, entre as linhas mamilar e para-esternal, a cerca de 8 cm da linha mediana anterior), tricúspide (se no segmento inferior do esterno, junto à base do apêndice xifóide), pulmonar (na extremidade esternal do 2º espaço intercostal esquerdo) e aórtico (na extremidade esternal do 2º espaço intercostal direito, junto à borda esternal). Em cada foco foram observados a intensidade, a frequência e ritmo cardíaco.
Em seguida, duas alunas correram por 2 minutos. Logo após foi realizada a ausculta nos mesmos focos mencionados anteriormente.
3- RESULTADOS E DISCUSSÃO
Durante a verificação da ausculta nos indivíduos em repouso e após 2 minutos de exercícios leves obtiveram-se os seguintes resultados:
TABELA 01: Descreve o número de batimentos intensidade e timbre em focos diferentes, na ausculta por minuto em repouso do PRIMEIRO aluno observado
Juliana Timbre Intensidade Frequência BPM
4.1 alto forte rápida 112
4.2 alto forte rápida 92
4.3 alto forte rápida 112
4.4 alto forte rápida 104
Ausência de sôpro
TABELA 02: Descreve o número de batimentos, intensidade e timbre em focos diferentes, na ausculta por minutos após 2 minutos de exercício leve do primeiro aluno observado.
Juliana Timbre Intensidade Frequência BPM
4.1 alto forte rápida 160
4.2 alto forte rápida 152
4.3 baixo forte rápida 104
4.4 alto forte rápida 152
Ausência de sôpro
TABELA 03: Descreve o número de batimentos intensidade e timbre em focos diferentes, na ausculta por minuto em repouso do SEGUNDO aluno observado.
Lídia Rocha Timbre Intensidade Frequência BPM
4.1 alto forte rápida 112
4.2 baixo fraca rápida 80
4.3 baixo forte rápida 108
4.4 baixo forte rápida 92
Ausência de sôpro
TABELA 04: Descreve o número de batimentos, intensidade e timbre em focos diferentes, na ausculta por minutos após 2 minutos de exercício leve do segundo aluno observado.
Lídia
Rocha Timbre Intensidade Frequência BPM
4.1 alto forte rápida 152
4.2 baixo forte rápida 132
4.3 baixo forte rápida 120
4.4 alto forte lenta 108
Ausência de sôpro
TABELA 05: Descreve o número de batimentos intensidade e timbre em focos diferentes, na ausculta por minuto em repouso do TERCEIRO aluno observado.
Maria
Beatriz Timbre Intensidade Frequência BPM
4.1 alto forte rápida 112
4.2 baixo fraca rápida 88
4.3 baixo forte rápida 108
4.4 alto forte rápida 92
Ausência de sopro
TABELA 06: Descreve o número de batimentos, intensidade e timbre em focos diferentes, na ausculta por minutos após 2 minutos de exercício leve do terceiro aluno observado.
Maria
Beatriz Timbre Intensidade Frequência BPM
4.1 alto forte rápida 156
4.2 alto forte rápida 144
4.3 alto forte rápida 152
4.4 alto forte rápida 144
Ausência de sôpro
A primeira bulha possui origem nas seguintes vibrações: fechamento das válvulas mitral e tricúspide, contração dos átrios
...