Ava Aula Tema 1 De Nutrição
Artigos Científicos: Ava Aula Tema 1 De Nutrição. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mikaellearaujo • 25/9/2014 • 2.070 Palavras (9 Páginas) • 409 Visualizações
UNIVERSIDADE BANDEIRANTE ANHANGUERA
GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
EMERSON JOSÉ DA SILVA
JULIANE ALESSANDRA PEREIRA
LUCIANA FERREIRA DA SILVA PEDROSA
LUCIMARA HILÁRIO DE OLIVEIRA SILVA
MICHELE FERREIRA ARAÚJO
MONTAGEM, CIRCULAÇÃO E DESMONTAGEM
DA SALA OPERATÓRIA
OSASCO
2014
Emerson José da Silva RA: 3730712091
Juliane Alessandra Pereira RA: 4241837063
Luciana Ferreira da Silva Pedrosa RA: 4234807735
Lucimara Hilário de Oliveira Silva RA: 4826897724
Michele Ferreira Araújo RA: 8411151116
Montagem, Circulação e Desmontagem
De Sala Operatória
OSASCO
2014
SUMÁRIO
1- INTRODUÇÃO....................................................................................................4
2- OBJETIVO..........................................................................................................5
3- JUSTIFICATIVA ...............................................................................................6
4- METODOLOGIA ...............................................................................................7
5- MONTAGEM SALA CIRÚRGICA ....................................................................8
5.1 ETAPAS DO PROCEDIMENTO..................................................................8
6- CIRCULAÇÃO SALA CIRÚRGICA.... .............................................................10
6.1 ETAPAS DO PROCEDIMENTO ...............................................................10
7- DESMONTAGEM DE SALA CIRÚRGICA........................................................11
7.1 ETAPAS DO PROCEDIMENTO ...............................................................12
REFERÊNCIAS
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho visa descrever sobre a atuação e competências da equipe de Enfermagem no que se refere a montagem, circulação e desmontagem da sala operatória, como um sistema de trabalho metódico e organizado, visando a segurança de todas as partes e o cuidado com o risco de infecção
Envolvendo o Enfermeiro, o Técnico de Enfermagem ou Auxiliar de Enfermagem, no que diz respeito a suas responsabilidades na montagem da sala operatória, para o respectivo procedimento, materiais a serem utilizados, medicamentos, campos, carrinhos, formulários, todo e qualquer utensílio necessários, que venham fazer parte de um procedimento a ser realizado, priorizando a saúde do cliente.
2. OBJETIVOS
Adquirir conhecimentos e estar atento ao iniciar a montagem da sala cirúrgica ou operatória, é preciso prever os materiais equipamentos e instrumentais a serem utilizados para cada procedimento, instrumentos indispensáveis em cada ação, mostrando a reponsabilidade do profissional na montagem da sala, e sua atuação durante o procedimento e termino do mesmo.
3. JUSTIFICATIVA
Propõe-se neste trabalho descrever a importância da equipe de Enfermagem direta ou indiretamente, na montagem, circulação e desmontagem da sala cirúrgica ou operatória. Sendo esta pesquisa voltada para os serviços de assistência de Enfermagem focada no Centro Cirúrgico.
4. METODOLOGIA
Pesquisa literária desenvolvida através da revisão de literaturas onde iniciamos pesquisas de publicações e artigos científicos em base de dados, portais e manuais (Portal da Educação), sites de busca de Procedimento Operacional padrão (P0P). Também como foram utilizadas as referências indicadas pela docente.
5. Montagem de Sala Cirúrgica
O profissional responsável, antes de iniciar a montagem da sala cirúrgica, deve verificar o mapa cirúrgico, verificando qual o tipo de cirurgia que será realizado, quais os materiais necessários e equipamentos, para que será utilizados para o bom andamento do procedimento. Checar o nome do paciente, idade, horário agendado da cirurgia, equipe cirúrgica, anestesista responsável, verificar o funcionamento dos equipamentos, o posicionamento e uso de materiais específicos solicitados, bem como os de rotina, priorizando sempre o bom atendimento ao cliente.
Utiliza-se de uma forma organizada de se trabalhar, através do procedimento operacional padrão – POP, onde orienta sobre as etapas de cada procedimento, promover a preparação da sala de cirurgia, deixando-a pronta para a realização da cirurgia marcada.
O responsável pela montagem da sala é designado pelo Enfermeiro responsável do Centro Cirúrgico, onde este será o circulante de sala.
...