BANCO DE SANGUE
Casos: BANCO DE SANGUE. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ALINESOUZA26 • 8/6/2014 • 514 Palavras (3 Páginas) • 535 Visualizações
BANCO DE SANGUE
A transfusão sanguínea foi inicialmente relatada pelo escritor Stefano Infessura durante o século XV. Na época, um médico teria infundido o sangue de três meninos por via oral no Papa Inocêncio VIII que estava em coma. Infelizmente a experiência não deu certa, levando o Papa e os três meninos à morte. Durante o século XVI, o médico William Harvey foi o primeiro a descrever como o sangue era bombeado por todo o corpo. Um século depois, pesquisas mais sofisticada sobre transfusão de sangue começaram em modelos experimentais com resultados positivo.
Atualmente, a transfusão sanguínea demonstra ser uma importante terapia utilizada nas intervenções cirúrgicas, traumatismos e hemorragias. Com o aumento na utilização dessa terapia, foi necessária a criação de bancos de sangue que possuiriam a função de armazenar e principalmente analisar o sangue coletado.
Tudo começa em um Banco de Sangue com a doação, pois o serviço de hemoterapia é o local onde ocorre a coleta, o armazenamento, processamento, fracionamento e aplicação do sangue. O trabalho da Hemoterapia é regido por normas legais e técnicas cada vez mais rigorosas. Os bancos de sangue procuram a maior semelhança possível do material doado através da compatibilização dos grupos sanguíneos.
O que o biomédico pode fazer?
Executar o processamento de sangue e suas sorologias
O sangue é submetido a vários processos após a coleta, incluindo teste para as principais doenças transmissíveis pelo sangue. Sendo obrigatório os testes de AIDS, Sífilis, HTLV 1 e 2, Hepatite B e C, Chagas e Malária em regiões endêmicas. O doador é avisado de seu resultado e orientado a realizar uma investigação mais detalhada em serviço de referência.
O sangue é separado em hemocomponentes para melhor atender às necessidades dos pacientes, transfundindo apenas o componente necessário em maior concentração e menor volume, evitando desperdício e valorizando ainda mais a doação.
A rotulagem ocorre após os resultados dos testes. As bolsas reprovadas são descartadas e as aprovadas são identificadas com: nome e endereço do Banco de Sangue, tipagem, fator RH, testes realizados, observações técnicas e identificação que permitam a rastreabilidade do doador. Após, as bolsas liberadas passam para o estoque ficando disponível para transfusão e distribuição aos hospitais conveniados conforme a necessidade e compatibilidade com cada paciente.
Realizar exames pré e pós-transfusionais
Antes da doação, o candidato irá passar por uma entrevista de triagem clínica, na qual podem ser detectadas algumas condições adicionais que possam impedir a doação. Após cada doação serão realizados os seguintes exames no sangue coletado:
Tipagem sanguínea ABO e Rh;
Pesquisa de anticorpos eritrocitários irregulares (PAI);
Teste de Coombs Indireto; (O teste de Coombs indireto é usado em exames pré-natais de mulheres e em exames de sangue antes de transfusões sanguíneas. Ele detecta anticorpos contra hemácias que estão presentes livres no plasma sanguíneo do paciente.)
Fenotipagem
...