BIOLOGIA CELULAR
Exames: BIOLOGIA CELULAR. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Joaobatista30 • 21/3/2015 • 1.455 Palavras (6 Páginas) • 1.658 Visualizações
1) Explique as estruturas presentes na membrana plasmática de algumas células.
a) Micróvilo: São projeções da membrana plasmáticas freqüentemente digitiformes, (em forma de dedo de luva). São especializações do tipo estável ou permanente na superfície das células.
Estas projeções são sustentadas por cito esqueleto polimerizadas por proteína actina, os micro filamentos. Sua ocorrência é predominantemente apical nas células epiteliais, mas podem, eventualmente, ocorrer nas regiões laterais de células polarizadas.
As microvilosidades ampliam a superfície da membrana plasmática aumentando sua eficiência para as trocas com a cavidade ou o meio extracelular.
Os microfilamentos que preenchem e sustentam tais especializações penetram profundamente no citoplasma, na base das projeções, interagindo com os demais elementos do citoesqueleto na região apical da célula. Essa concentração de citoesqueleto ao pé das projeções, denominada trama terminal (ou teia terminal), é facilmente observada ao microscópio de luz como uma linha densamente corada. Dentre esses elementos do citoesqueleto está a proteína miosina. A interação entre os microfilamentos de actina e os feixes de miosina na teia terminal propicia às microvilosidades movimentos como, balançar, retrair e distender, aumentando a probabilidade de contato entre os receptores da membrana e os elementos da cavidade.
A ocorrência das microvilosidades com forma e dimensões regulares é usualmente observada em dois tecidos, a superfície dos enterócitos que revestem o tubo digestório, onde formam a chamada “borda estriada” e na superfície das células que revestem os túbulos contorcidos proximais do néfron, no rim, onde formam a chamada “borda em escova”. Nos demais tecidos sua ocorrência pode ser em menor número e por vezes com comprimento variável.
b) Glicocálice: É o revestimento formado por uma camada frouxa de moléculas glicídicas, lipídicas e protéicas entrelaçadas, situadas externamente à membrana plasmática de células animais e de alguns protozoários, e que atua proporcionando resistência à membrana plasmática, agindo contra agressões físicas (choques mecânicos) e químicas (intervenção viral ou bacteriana) do meio externo, conferindo capacidade de reconhecimento de substâncias nocivas e retenção de nutrientes. E realiza também a proteção, obstáculo de difusão, mediação enzimática, coesão celular e inibição por contato.
Possui dois tipos básicos de componentes:
Variáveis: que são as glicoproteínas e as glicoaminoglicanas, sintetizadas e incorporadas à membrana plasmática.
Constantes: fragmentos glicídicos acrescidos às glicoproteínas e glicolipídeos.
2) Explique a constituição da membrana celular ressaltando os compostos presentes nela.
A membrana celular é um envoltório composto por uma dupla camada de fosfolipídios, que apresentam os seus grupos polares (grupos hidrófilos) voltados para as faces externa e interna, ou seja, opostos, e os grupos apolares (hidrófobos) adjacentes. No meio da matriz lipídica são encontradas moléculas de proteínas, com grande capacidade de movimentação e deslocamento, apresentando significativa importância na retenção e no transporte de outras moléculas através da membrana plasmática, tarefa que realiza de forma seletiva. Contêm também quantidade considerável de colesterol nas membranas das células animais.
3) Qual a constituição dos fosfolipídios da membrana celular e sua importância nas membranas celulares.
Os fosfolípidos, são lípidos que contêm ácido fosfórico como mono ou diéster. São constituidos por uma molécula de glicerol, duas (ou uma) cadeias de ácidos graxos (uma saturada e uma insaturada), um (ou dois) grupo fosfato e uma molécula polar ligada a ele. Neste grupo estão incluídos os ácidos fosfatídicos e os fosfoglicerídios.
São moléculas anfipáticas, isto é, possuem uma cabeça constituida pelo grupo fosfato que é polar ou hidrofílica(tem afinidade por água) e uma cauda constituída pelas cadeias de ácidos gordos apolar ou hidrofóbica, isto é que repele a água. Essa característica é fundamental para estabelecer uma interface entre o meio intracelular e o meio extracelular.
4) Explique o que é um meio celular hipotônico, hipertônico e isotônico.
Hipotônico: Quando a célula é colocada em uma solução hipotônica, ou seja, a que possui menor soluto e, portanto, menor pressão osmótica ocorrerá maior penetração de água na célula, devido a sua permeabilidade. Estas células podem aumentar de volume a ponto de a membrana celular se romper e o conteúdo da célula se extravasar, o que é chamado de lise celular.
Hipertônico: Quando a célula é colocada em uma solução hipertônica, ou seja, a que possui mais soluto e, portanto, maior pressão osmótica, esta diminui de volume devido a perda de água.
Isotônico: Quando a célula é colocada numa solução isotônica, onde há a mesma quantidade de partículas por unidade de volume, mesmo que não sejam do mesmo tipo, exercem a mesma pressão osmótica, havendo fluxo de água nos dois sentidos de modo proporcional. Neste caso o volume e a forma da célula não se alteram.
5) Explique o que você entendeu sobre:
a) Fagocitose: Processo utilizado pela célula para englobar partículas sólidas, que lhe irão servir de alimento. A célula produz expansões da membrana plasmática (pseudópodes) que envolvem as partículas e as englobam. Primeiramente, a partícula fica em uma bolsa que recebe o nome de fagossomo. Depois esta bolsa se une ao lisossomo, (que contém as enzimas digestivas), para que a digestão aconteça e os materiais úteis sejam aproveitados pela célula.
b) Pinocitose: Processo semelhante ao da fagocitose, pelo qual certas células ingerem líquidos ou pequenas partículas através de minúsculos canais que se formam em sua membrana plasmática. Quando as bordas desse canal se fecham, contendo o alimento em seu interior, forma-se uma bolsa membranosa chamada de pinossomo. Posteriormente esses materiais são digeridos e aproveitados pela célula. No organismo humano, por
...