TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biologia

Casos: Biologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/8/2013  •  1.920 Palavras (8 Páginas)  •  2.007 Visualizações

Página 1 de 8

Estudo Dirigido – Embriologia

1. Diga quais são as fases do desenvolvimento embrionário e caracterize-as.

R= Após a fecundação do óvulo pelo espermatozoide, é formado o zigoto, que passará por sucessivas etapas de divisões mitóticas e diferenciação celular, até se formar um indivíduo propriamente dito. Esses eventos são denominados embriogênese, ou desenvolvimento embrionário, e suas etapas são: segmentação, gastrulação e organogênese. 

Segmentação 

Nesta, ocorrem diversas divisões denominadas clivagens, dando origem a blastômeros. Tais eventos podem ocorrer em todo o zigoto, ou não, sendo este fato, e também a velocidade de divisão, influenciados pela quantidade de vitelo: quanto maior a sua concentração, menor a velocidade das clivagens. 

Geralmente, durante as divisões, há a formação de um maciço celular com algumas dezenas de células, denominado mórula. Progressivamente, o número de células aumenta, e há o surgimento de uma cavidade interna denominada blastocele, esta sendo preenchida de líquido sintetizado por algumas de suas células. Nessa fase da segmentação, o embrião é chamado de blástula.  Na segmentação, o volume celular continua basicamente o mesmo. 

Gastrulação 

Nesta fase é definido o plano corporal do indivíduo, a partir da formação dos folhetos germinativos: ectoderma, endoderma e mesoderma. 

As células da blástula se rearranjam. Células migradas para a região interna (endoderma e mesoderma) serão, posteriormente, diferenciadas em músculos e órgãos internos; e as superficiais (ectoderma), em sistema nervoso e pele. 

A blastocele desaparece, dando origem a uma estrutura denominada arquêntero, que se modificará em tubo digestório. O arquêntero se comunica com o exterior por uma estrutura denominada blastóporo. Este, em animais protostômios, dará origem à boca; e em deuterostômios, ao ânus, sendo a boca formada depois, na região oposta à desta estrutura. 

Poríferos não possuem folhetos germinativos; cnidários possuem apenas o ectoderma e endoderma e são, por isso, denominados diblásticos. Todos os outros animais apresentam os três e, por isso, são considerados triblásticos.  Assim, na gastrulação, há a diferenciação de células, e também aumento de massa do zigoto. 

Organogênese 

A organogênese é a fase em que ocorre a diferenciação dos folhetos em órgãos. Ela se inicia, nos cordados, com a neurulação, que consiste na formação do tubo neural a partir da ectoderma. Notocorda e celoma também são formados, sendo esse último delimitado pela mesoderma, responsável pelo sistema circulatório (coração, vasos sangüíneos, tecido linfático, tecido conjuntivo);  sistema esquelético (ossos e cartilagem); sistema excretor e reprodutor (órgãos genitais, rins, uretra, bexiga e gônadas). 

Em vertebrados, a partir do ectoderma, forma-se a crista neural. Esta é responsável pela formação de alguns tipos celulares, como os pigmentares, e neurônios sensoriais do sistema nervoso periférico. 

Endoderma:  Epitélio de revestimento e glândulas do trato digestivo, com exceção da cavidade oral e anal; Sistema respiratório (pulmão);  Fígado e pâncreas.

2. Explique o desenvolvimento embrionario humano desde a formação do zigoto até a chegada do blastocisto ao útero. A que fase do desenvolvimento embrionário que corresponde o blastocisto?

R= Comecemos pela fecundação. Só um espermatozóide penetra normalmente no oócito II quando se encontram no 1/3 externo da trompa de Falópio ou trompa uterina.Assim que a cabeça do espermatozoide penetra se torna dilatada e o material hereditário nela contido une-se com o material hereditário do óvulo. 

Depois da fecundação o ovo formado começa imediatamente a dividir-se, passando por um estágio de 2 células, depois 4, 8 e assim por diante. O processo continua enquanto o embrião caminha ao longo da trompa em direção ao útero e proximadamente três a quatro dias após a fecundação forma-se uma pequena bola de oito a dez células (mórula) e chega ao útero onde continua a desenvolver-se, imerso no líquido da cavidade uterina. Imediatamente antes da implantação o blastocisto tem aproximadamente 200 células, a maioria das quais formarão a placenta e outros anexos embrionários que serão posteriormente descartados. Apenas sete a dez por cento das células do blastocisto formarão o embrião.(botão embrionário) Até este momento, não é possível a mulher reconhecer que tem um novo indivíduo no seu útero. 

No sétimo dia após a fecundação, o blastocisto humano implanta-se na camada celular que recobre a cavidade uterina, chamada endométrio. Para que isso ocorra, é preciso que o endométrio esteja num estado receptivo pela ação dos hormônios do ovário, que são o estradiol e a progesterona. A implantação consiste no processo no qual o blastocisto perfura o endométrio, penetra-o e forma um ninho no seu interior. A implantação completa-se quando o endométrio recobre o embrião e envolve-o totalmente.

A fase correspondente a este desenvolvimento embrionário é a segmentação.

3. Qual a importância da zona pelúcida na etapa do desenvolvimento embrionario humano citada na questão anterior?

R= A zona pelúcida é uma grossa camada glicoprotéica que envolve o ovócito e confere aos gametas femininos uma alta especificidade. Ela funciona como barreira, permitindo que apenas espermatozoides da mesma espécie tenham acesso ao ovócito, e é responsável por impedir a poliespermia, para que espermatozoides adicionais não penetrem no óvulo

4. Como ocorre o surgimento dos folhetos germinativos no embrião humano?

R= Esta estrutura aparece no embrião animal após a gastrulação, fase onde se iniciam as diferenças marcantes entre os animais vertebrados.

5. De qual folheto germinativo deriva a notocorda?

R= A notocorda é uma estrutura embrionária que tem origem ainda no estágio de nêurula e é originada pela mesoderma (ou mesoderme), um folheto embrionário presente nos seres vivos triblásticos. Ao longo do desenvolvimento do embrião, a notocorda sumirá e no lugar aonde ficava surgirá a coluna vertebral.

6.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com