Biologia Celular (citoesqueleto)
Exames: Biologia Celular (citoesqueleto). Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: bethaniasilva • 3/3/2015 • 816 Palavras (4 Páginas) • 1.341 Visualizações
1. Quais são os elementos principais da constituição do citoesqueleto?
Sua composição é basicamente estruturada por dois tipos de filamentos protéicos: os microfilamentos e os microtúbulos.
2. O que são microtúbulos, qual a sua constituição e funções nas células?
Microtúbulos → são pequenos e finos tubos cilíndricos e ocos, com aproximadamente 20 nanômetros de diâmetro e alguns micrômetros de comprimento, formados por proteínas globulares denominadas de tubulinas alfa e beta disposta em arranjo helicoidal, associadas a proteínas auxiliares. A principal função dos microtúbulos é de fornecer suporte estrutural para manutenção do formato das células e a disposição interna das organelas.
3. O que são centríolos? Como se dá a constituição dos centríolos?
Os centríolos são estruturas presentes no citoplasma das células eucariontes da grande maioria das espécies animais (inclusive nas dos seres humanos).
Essas estruturas possuem organização bem simples, porém indispensáveis ao funcionamento de uma célula, sendo formadas por um conjunto de microtúbulos (constituídos basicamente por proteínas globulares alfa e beta) em arranjo padrão: nove grupos, cada um contendo três microtúbulos interligados por proteínas denominadas dineínas.
4. Descreva os filamentos de actina e os filamentos de intermediários ressaltando onde podem ser encontrados.
Filamentos de Actina: Presente no citoplasma das células eucariotas sob a forma de feixes de filamentos paralelos ou redes de filamentos anastomosados com 5-7nm de diâmetro. São constituídos pela polimerização da proteína globular actina G, originando os filamentos de actina F. O modelo mais aceitável é o de um filamento helicoidal formado por uma cadeia simples de monómeros. Estes monómeros são constituídos por uma cadeia polipéptica de 374 (375 no músculo esquelético). A actina é o maior componente dos filamentos finos das células musculares e do sistema citoesqueletal de células não musculares, e está presente em todos os eucariontes.
Filamentos Intermediários: Os filamentos intermediários são fibras proteicas duras e resistentes encontradas no citoplasma da maioria, mas não de todas as células animais. Sua forma é de cordão com um diâmetro em torno de 10nm. São formados por um grupo de proteínas heterogêneas. Os filamentos intermediários são muito importantes no citoplasma de células que estão sujeitas à stress mecânico, estando presente em grande número em epitélios ligando as células entre si por junções especializadas, denominadas de desmossomos. São encontrados tanto no citoplasma da célula, como nuclearmente.
5. Explique o que é:
a) Queratina: é uma proteína encontrada em humanos e animais. No homem essa proteína está presente nas unhas e cabelo. A composição dessa proteína é de aminoácidos, e um em especial: a cisteína.
b) Actina: é a principal constituinte dos filamentos finos das células musculares. Essa proteína pode se apresentar de duas maneiras distintas, conforme a ionização do meio: em meios de menor força iônica, apresenta-se sob a forma de actina G, de caráter globular; ao passo que em meios de maior força iônica, tem-se a actina F, de caráter fibroso.
c) Miosina: compõe os filamentos grossos e é classificada como uma enzima mecanoquímica ou proteína motora, isso porque é capaz de converter a energia química em energia mecânica, útil para o mecanismo de contração muscular.
d) Caderina:
...