Biomenbrana
Artigo: Biomenbrana. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gabigabriele • 5/11/2014 • Artigo • 889 Palavras (4 Páginas) • 822 Visualizações
BIOMEMBRANAS
Toda célula, animal ou vegetal, procariótica ou eucariótica, é delimitada por uma membrana. A membrana celular, também conhecida como membrana plasmática ou plasmalema, só pode ser vista ao Microscópio eletrônico.
Estrutura da membrana: Atualmente o modelo mais aceito é o de Singer e Nicholson conhecido como mosaico fluido. Por essa hipótese, a membrana seria constituída por uma dupla camada fosfolipídica com moléculas de proteínas livres, flutuantes na camada lipídica. Os fosfolipídios são moléculas que possuem uma cabeça polar (hidrofílica) e outra apolar (hidrofóbica). Externamente, os radicais glicídicos (carboidratos) das glicoproteínas constituem o glicocálix que atua “retendo” moléculas ou partículas que tocam a superfície da célula a fim de que sejam, depois, sugadas para o meio intracelular.
Funções básicas da membrana: Atua como se fosse um “portão” ou uma “barreira” que: a) protege a célula; b) regula a entrada de substâncias necessárias à célula; c) regula a saída de substâncias desnecessárias à célula. Devido a isso, diz-se que ela possui capacidade seletiva.Diferenciações da Superfície Celular: A superfície celular apresenta diferenciações destinadas à melhoria de algumas funções, como a absorção e ligação mais eficiente com outras células vizinhas no mesmo tecido. As principais diferenciações da superfície celular são: A) Microvilosidades:: são expansões digitiformes do citoplasma e da membrana plasmática, como verdadeiros “dedos” que contribuem para facilitar a absorção. B)Desmossomos: estruturas complexas encontradas nos pontos de contatos entre uma célula e outra e permitem uma aderência maior entre as células de um tecido. C) Interdigitações: são reentrâncias e saliências que se encaixam perfeitamente entre às células contíguas facilitando melhor a aderência de umas células às outras. D)Plasmodesmos: só ocorrem em células vegetais e são pequenas aberturas na estrutura das membranas celulares que permitem a comunicação do citoplasma entre células vizinhas. E)Cílios e flagelos: Diferenciações que aparecem na superfície de muitas células. Servem para o deslocamento em células móveis ou atuam proporcionando o aparecimento de correntes líquidas ao redor da célula. Os cílios são curtos e numerosos e os flagelos longos e pouco numerosos. Eles possuem nove pares de microtúbulos paralelos e uma dupla de microtúbulos centrais.
TRANSPORTES PELA MEMBRANA
Tudo o que entra na célula ou dela sai deve ser feito por um dos seguintes mecanismos:Transporte passivo: não exige consumo de energia no nível da membrana. A membrana, nesse caso, permite a livre passagem de substâncias. Em outras palavras, o fluxo de partículas é espontâneo, no sentido de igualar as concentrações do meio intracelular e intersticial. São exemplos de transporte passivo a difusão simples(compreendendo a osmose) e a difusão facilitada.Difusão Simples: envolve o fluxo passivo de partículas através de uma membrana semipermeável sem consumo de energia. É o que acontece com o oxigênio. O oxigênio penetra nas células porque sua concentração é maior no meio extracelular do que no meio intracelular. Osmose (difusão das moléculas de água através da membrana plasmática). Difusão facilitada: ocorre quando substâncias conseguem passar com o auxílio de proteínas transportadoras através da membrana plasmática. É um transporte que ocorre a favor do gradiente de concentração, ou seja, não há consumo de energia pela célula. Ex.: glicose.Transporte Ativo: Passagem de íons ou substâncias pela membrana plasmática contra um gradiente de concentração. Nesse tipo de transporte há o gasto de energia. Depende de moléculas transportadoras (proteínas), que devem sofrer fosforilação com consumo de ATP. Ex.:
...