Bioseguranças Medicamentro
Exames: Bioseguranças Medicamentro. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: coronel • 23/10/2013 • 8.596 Palavras (35 Páginas) • 259 Visualizações
BIOSSEGURANÇA
É o conjunto de estudos e procedimentos que visam a evitar ou controlar os riscos provocados pelo uso de agentes químicos, agentes físicos e agentes biológicos
1. DEFINIÇÃO
A “biossegurança é o conjunto de medidas voltadas para a prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, visando à saúde do homem, dos animais, a preservação do meio ambiente e a qualidade dos resultados" (Teixeira & Valle, 1996). Estas medidas são classificadas em medidas técnicas, administrativas, educacionais, médicas e psicológicas.
1.1 Medidas Técnicas
Programas de prevenção de acidentes: visa reduzir ou eliminar riscos de acidentes, promovendo a saúde e protegendo a integridade do trabalhador, da comunidade local e do meio ambiente onde estas atividades estão sendo desenvolvidas.
Programas de garantia de qualidade: gestão da qualidade que permita o cumprimento das diretrizes e normas estabelecidas para o controle da variação dos processos de trabalho, visando a precisão e exatidão de seus resultados, bem como alcançar um nível de segurança diante dos riscos usuais e especiais.
Controle de qualidade de insumos: controle da qualidade de produtos através de métodos analíticos, prestação de serviços.
1.2 Medidas Administrativas
Estrutura organizacional: apresentar estrutura física adequada, definição de função e responsabilidades.
Organização e Métodos: Procedimentos Padrões Operacionais
Sistemas de documentação e informação: sistema adequado para arquivo de documentos
1.3 Medidas Educacionais
Treinamento Individual e coletivo: Conscientizar a equipe dos problemas de segurança, informando sobre os riscos presentes em sua área de trabalho.
Programas de educação básica
Programas de motivação.
1.4 Medidas Psicológicas
Entrevistas periódicas
Avaliações de desempenho
2. HISTÓRICO
A Biossegurança esta regulamentada na Lei 8.974 de 5 de janeiro de 1995 e com o decreto 1.752 de 20 de dezembro de 1995, que regulamente esta lei. Essa legislação criou a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CNT Bio) com o objetivo de propor e estabelecer toda política nacional de Biossegurança do País, publicando normas e instruções normativas que devem ser acatadas em todos os níveis. A primeira legislação que poderia ser classificada como de Biossegurança foi a resolução no I do Conselho Nacional de Saúde de 13 de junho a 1998, publicada no DOU de 14 de junho de 1981.
3. ACIDENTES
É toda ocorrência não programada, estranha ao andamento normal de trabalho, da qual poderá resultar dano físico e/ou econômico. O trabalho nas instituições de saúde envolve riscos gerais e outros específicos a cada área de atividade, podendo ser classificado em:
Risco ergonômico: ex: levantamento e transporte manual de peso, o ritmo excessivo de trabalho, a monotonia, a repetitividade excessiva, a postura inadequada de trabalho, o trabalho em turnos e etc.
Risco físico: ex: ruídos, vibrações, pressões anormais, temperaturas externas, radiações, ultra-som, materiais cortantes e pontiagudos.
Risco químico: ex: inalação, ingestão ou absorção pela pele de poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases ou vapores e outros.
Risco biológico: ex: bactérias, fungos, parasitos, vírus entre outros.
4. EPI
São equipamentos, de uso estritamente pessoal, utilizados para prevenir e/ou minimizar acidentes. É regulamentado pela Portaria 3214 de Ministérios do Trabalho de 08 de junho de 1978, que prevê a distribuição gratuita desses equipamentos, devendo os trabalhadores usá-los e conservá-los.
Exemplos:
- Jaleco;
- Luvas;
- Máscaras,
- Óculos de proteção;
- Toucas
5. EPC
São equipamentos de uso coletivos, utilizados para prevenir e/ou minimizar acidentes.
Exemplos:
- Extintores de incêndio;
- Lava-olhos;
- Cabine de segurança microbiológica ou química.
6. ATO INSEGURO
É aquele que reside exclusivamente no fator humano, isto é, decorre da execução de uma tarefa de forma contrária as normas de segurança.
Exemplos:
- Recusa em utilizar EPI de uso obrigatório
- Não obedece sinais ou instruções de segurança
7. CONDIÇÃO INSEGURA
É aquela que decorre diretamente das condições do local de trabalho ou do ambiente de trabalho.
Exemplos:
- Piso não apropriado
- Ventilação incorreta
8. BARREIRAS DE CONTENÇÃO
A) Controle da geração de aerossóis
O estudo de avaliação de risco em laboratórios demonstra que a manipulação de pó e substancias químicas, poderá levar a formação de aerossóis, o que pode contribuir para a ocorrência de enfermidades ocupacionais. O aerossol é formado por gotículas geradas primariamente de fonte humana, por meio de espirros, tosse ou fala e durante a execução de certos procedimentos laboratoriais.
Condições que contribuem para a formação de aerossóis:
- Usar agitadores de alta velocidade.
...