Borboletas
Trabalho Escolar: Borboletas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: laralara20 • 13/5/2014 • 582 Palavras (3 Páginas) • 1.060 Visualizações
Borboleta
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Borboleta (desambiguação).
Como ler uma caixa taxonómicaBorboleta
Greta oto em Avaré, em São Paulo, no Brasil
Greta oto em Avaré, em São Paulo, no Brasil
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Insecta
Ordem: Lepidoptera
Superfamília: Hesperioidea,
Papilionoidea
Famílias
Superfamília Hesperioidea:
Hesperiidae
Superfamília Papilionoidea:
Papilionidae
Pieridae
Nymphalidae
Lycaenidae
Riodinidae
As borboletas, panapanás ou panapanãs1 são insectos da ordem Lepidoptera classificados nas superfamílias Hesperioidea e Papilionoidea, que constituem o grupo informal "Rhopalocera". Como outros insectos de holometabolismo, o seu ciclo de vida consiste em quatro fases: ovo, larva, pupa e imago (Adulto). Os fósseis mais antigos conhecidos de borboletas são do meio do Eoceno, entre 40-50 milhões de anos atrás2 .
As borboletas demonstram polimorfismo, mimetismo e aposematismo. Algumas, como a Borboleta-monarca, migram longas distâncias. Algumas borboletas desenvolveram relações simbióticas e parasíticas com insectos sociais tais como as formigas. Algumas espécies são pestes pois enquanto larvas podem danificar culturas ou árvores; porém, algumas espécies são agentes de polinização de algumas plantas e as lagartas de algumas borboletas (e.g. as da subfamília Miletinae) comem insectos nefastos. Culturalmente, as borboletas são um tema popular nas artes visuais e literárias.
Índice [esconder]
1 Etimologia
2 Anatomia
3 Ciclo de vida
4 Taxonomia
5 Ver também
6 Referências
7 Ligações externas
Etimologia[editar | editar código-fonte]
"Borboleta" vem de "belbellita", termo este calcado em "belo"1 . "Panapaná" e "panapanã" vêm do tupi panapa'ná3 .
Anatomia[editar | editar código-fonte]
Macrofotografia de uma borboleta.
As borboletas têm dois pares de asas membranosas cobertas de escamas, que apresentam formas e cores variadas, além de peças bucais adaptadas a sucção. Dispõem de um órgão especial, a espirotrompa, formada pelas maxilas, no aparelho sugador de insetos lepidópteros, que, em repouso, permanece enrolada, formando uma espiral que se estende quando querem sugar o néctar.
Distinguem-se das traças (mariposas) pelas antenas retilíneas que terminam numa bola, pelos hábitos de vida diurnos, pela metamorfose que decorre dentro de uma crisálida rígida e pelo abdómen fino e alongado. Quando em repouso, as borboletas dobram as suas asas para cima.
A borboleta pode ter o peso mínimo de 0,3 gramas e as mais pesadas podem chegar a pesar 3 gramas; alguns tipos de borboletas
...