Bretão
Artigos Científicos: Bretão. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marcelacardoso • 23/3/2015 • 3.004 Palavras (13 Páginas) • 329 Visualizações
PADRÃO RACIAL
O Bretão é um cavalo de tração de porte médio, com temperamento dócil e de fácil manejo.
Suas características morfológicas são as seguintes:
a) CABEÇA - Quadrada de tamanho médio, fronte larga, chanfro
largo e reto, às vezes levemente côncavo, olhos vivos, com olhar
de aparência dócil por causa do formato da pálpebra superior
ser bem triangular, as orelhas são pequenas, bochechas bem
fortes , ganachas pouco volumosas, mas bem abertas,
comissura labial pequena, lábios grossos , narinas amplas e bem
abertas mostrando a potência para respiração na hora do
esforço físico. (www.cavalo-bretao.com.br)
Os pêlos ao redor do focinho e dos lábios são importantíssimos
para ajudar na identificação da alimentação, e na sensibilidade
de percepção de objetos, se tirados o animal pode vir a se
machucar. (www.cavalo-bretao.com.br)
b) PESCOÇO – Inserção harmônica com a cabeça, forte, curto, de formato piramidal, de inserção baixa com o tronco, ligeiramente rodado, com crinas abundantes e que normalmente caem para os dois lados. (www.cavalo-bretao.com.br)
c) TRONCO – Espáduas ou paletas musculosas e inclinadas, mais para oblíquas. Cernelha forte e pouco pronunciada. Costado cilíndrico, amplo, com bom arqueamento de costelas. Dorso e lombo curtos, largos, retos e fortes. Garupa ampla, larga, dupla (dividida) e ligeiramente inclinada, própria para a função de empurrar na tração pesada. Cauda com implantação regular. Peito largo, forte e musculoso. Linha ventral próxima do chão. (www.cavalo-bretao.com.br)
d) MEMBROS - Fortes, bem aprumados, com articulações amplas e resistentes. Canelas curtas e secas, com sólida ossatura. Quartelas pouco inclinadas, boletos largos com presença de pelos na região posterior e na coroa dos cascos. Antebraços e coxas musculosos e possantes. Jarretes largos bem alinhados e de angulação ampla, coxas muito musculosas e formando um quadrado com a linha alta da garupa vistas de trás. Cascos grandes e fortes. (www.cavalo-bretao.com.br)
O comprimento dos pêlos nos boletos está ligado diretamente a linhagem e ao ambiente e clima que o animal vive, tem animais que possuem mais pelos, outros menos e quando vivem em ambientes úmidos ou chuvosos os pêlos ficam curtos. (www.cavalo-bretao.com.br)
e) PELAGENS - Alazã , castanha, e rosilha e suas variações, não sendo admitidas nos animais puros as pelagens tordilha, pampa e pseudo-albina. (www.cavalo-bretao.com.br)
f) ALTURA - Mínima de 1,52 m para machos e 1,47 m para fêmeas. Altura média desejada de 1,58m. Podem chegar a 1,70m.
(www.cavalo-bretao.com.br)
g) PESO - Média de 650 kg para fêmeas e 850 kg para os machos, podendo chegar a 1.100 kg. (www.cavalo-bretao.com.br)
h) ANDAMENTOS - Passo, Trote, e Galope, sendo o Trote ideal com movimentação ampla e desenvolta. (www.cavalo-bretao.com.br)
(www.cavalo-bretao.com.br)
FUNÇÕES DA RAÇA
O Bretão é considerada uma raça com múltiplas funções, as principais citamos à seguir:
1 ATRELAGEM : Hoje é o termo mais utilizado quando falamos de cavalos de tração. Significado: Atrelar um veículo ou implemento a um animal, seja para esporte, lazer ou trabalho. (www.n1cavalos.com.br)
Atrelagem para o Lazer: é feita com diversos tipos de veículos, dentro ou fora da fazenda, em desfiles pelas cidades, para passeios agradáveis com a família e amigos. No Brasil a maior tradição são os desfiles de romarias pelas cidades, organizadas por comunidades de uma região e também os desfiles dos eventos eqüestres, onde participam várias raças. (www.n1cavalos.com.br)
Atrelagem Esportiva: é muito praticada na Europa e na América do Norte, já considerado esporte há mais de 40 anos, começou a ser praticada no Brasil em 2007, através da ABCCB, com as provas de Maneabilidade-cones, e foi reconhecida como esporte pela Confederação Brasileira de Hipismo no final de 2009, tendo hoje uma Associação ABRAT que a representa nas competições oficiais. (www.n1cavalos.com.br)
As competições oficiais internacionais são compostas das seguintes provas:
Adestramento: como na equitação clássica, é a prova feita em pista com as letras nas quatro laterais, onde são feitas figuras, e as passagens de passo para trote e galope. É avaliada também a apresentação do conjunto, tanto na parte técnica como na estética – arreios, veículo , animais, condutores e grooms. (www.n1cavalos.com.br)
Maneabilidade: Prova em pista de grama ou areia fina, em que é feito um circuito com cones delimitando as passagens e obstáculos (água, ponte de madeira, etc), podendo ser de regularidade (com velocidade estipulada) e/ou contra o tempo. (www.n1cavalos.com.br)
Maratona: Prova em campo aberto, de grande extensão de percurso, com velocidade estipulada, isto é, uma prova de regularidade. É a prova de resistência aonde se conduz ao trote e galope as atrelagens. (www.n1cavalos.com.br)
Tração: Provas de força, realizadas em pista de areia fina ou grama, onde se mede a força e a obediência do animal. Podem ser feitas com toras de madeira, ou com trenó carregado com pessoas ou com material pesado. É contra o tempo, mas existem várias penalidades durante a condução, que só pode ser feita com o comando da voz . (www.n1cavalos.com.br)
Existem também as provas de Tradição ou Elegância, que são baseados nos desfiles das realezas, onde tudo tem que estar impecável
...