Cateterismo Vesical Masculino
Ensaios: Cateterismo Vesical Masculino. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marirubis • 10/9/2014 • 473 Palavras (2 Páginas) • 660 Visualizações
Cateterismo vesical masculino
DEFINIÇÃO
“A sondagem vesical é a introdução de uma sonda ou cateter na bexiga, que pode ser realizada através da uretra ou por via supra-púbica, e tem por finalidade a remoção da urina. Suas principais indicações são: obtenção de urina asséptica para exame, esvaziar bexiga em pacientes com retenção urinária, em preparo cirúrgico e mesmo no pós-operatório, para monitorizar o débito urinário horário e em pacientes inconscientes, para a determinação da urina residual ou com bexiga neurogênica que não possuam um controle esfincteriano adequado” (TIMBY, 2002).
“A sondagem vesical pode ser dita de alívio, quando há a retirada da sonda após o esvaziamento vesical, ou de demora, quando há a necessidade de permanência da mesmo. Nestas sondagens de demora, a bexiga não se enche nem se contrai para o seu esvaziamento, perdendo com o tempo, um pouco de sua tonicidade e levando à incapacidade de contração do músculo detrursor; portanto antes da remoção de sonda vesical de demora, o treinamento com fechamento e abertura da sonda de maneira intermitente, deve ser realizada para a prevenção da retenção urinária”(PORTO,2001).
“Quando a urina não pode ser eliminada naturalmente, deve ser drenada artificialmente através de sondas ou cateteres que podem ser introduzidos diretamente na bexiga, ureter ou pelve renal” (BARROS, 2003).
“Quando há a necessidade de uma sonda de demora, é imperativo a utilização de um sistema fechado de drenagem, que consiste de uma sonda ou cateter de demora, um tubo de conexão e uma bolsa coletora que possa ser esvaziada através de uma valva de drenagem, tudo isto para a redução do risco de infecção” (BARROS,2003).
O material necessário para a sondagem:
pacote esterilizado contendo: cuba rim, campo fenestrado, pinça, gaze, ampola de água destilada, seringa de 10 ml e cuba redonda, e ainda: sonda vesical, luvas esterilizadas, frasco com solução anticéptico (PVPI), saco plástico, recipiente para a coleta de urina e lubrificante (xilocaína esterilizada).
Após a abertura do pacote de cateterismo, calçar luvas estéreis.
“ Para a realização do procedimento primeiramente devemos orientar o paciente sobre as necessidades e técnicas. Depois de lavar as mãos, deve-se reunir todo o material para o procedimento. Quanto à melhor posição, é para as mulheres a ginecológica e para os homens o decúbito dorsal com as pernas afastadas” (BARROS, 2003).
Nos homens, após a anti-sepsia da região púbica, realiza-se o mesmo no pênis, inclusive a glande com movimentos circulares, e para a passagem do cateter, traciona- se o mesmo para cima, introduzindo-se a sonda lentamente” (TIMBY, 2002).
Referências
BARROS, A. L. B.L. Anamnese e exame fisico: avaliação diagnóstica de enfermagem no adulto. São Paulo: ArtMed, 2003.
BRUNNER & SUDDARTH. Enfermagem Médico-Cirúrgica (4 volumes) – Guanabara Koogan, 1999
DOENGES, M. E.;. Diagnósticos e intervenção em enfermagem. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 1999.
PORTO, C. C. Semiologia médica. 4.
...