Caveira
Seminário: Caveira. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dehka • 4/12/2013 • Seminário • 496 Palavras (2 Páginas) • 412 Visualizações
Crânio
Termo usado para definir a estrutura rígida (dura), cartilaginosa ou óssea, localizada em posição anterior em relação à coluna vertebral em todos os animais vertebrados. É uma estrutura com forma de caixa óssea. Situado na parte mais alta do corpo humano, é sustentado pela coluna cervical. Possui um formato oval e é levemente maior em sua parte posterior do que na parte frontal Possui a função de armazenar e proteger o encéfalo, além de proporcionar fixação aos músculos do rosto e da boca.
Apresenta cavidades para órgãos da sensibilidade específica, aberturas para passagem do ar e do alimento, além de estruturas necessárias para a mastigação. Em alguns vertebrados inferiores, o crânio é formado por cartilagem durante toda a vida do organismo. Nos vertebrados mais evoluídos, como o ser humano, o crânio é cartilaginoso durante a fase de embrião e se calcifica no começo da vida após o nascimento até ficar rígido. Pode ser dividido em calota craniana ou calvária e base do crânio.
Calota craniana (calvária)
A calvária é a parte superior do crânio e é formada pelos ossos: Frontal, Occipital, e Parietais. É atravessada por três suturas (articulações que não permitem mobilidade):
Sutura Coronal ou bregmática: entre os ossos frontal e parietal.
Sutura Sagital: entre os dois parietais (linha sagital mediana)
Sutura Lambdóide: entre os parietais e o occipital
O ponto de encontro das suturas coronal e sagital é chamado de BREGMA E o ponto de encontro das suturas sagital e lambdóide é chamada de LAMBDA.
A base do crânio forma o assoalho da cavidade craniana e pode ser dividida em três fossas ou andares:
A fossa anterior, também chamada de andar superior da base do crânio, é formada pelas lâminas orbitais do frontal, pela lâmina crivosa do etmóide e pelas asas menores e parte anterior do esfenóide.
A fossa média, também chamada de andar médio da base do crânio, é formada anteriormente pelas asas menores do esfenóide, posteriormente pela porção petrosa do osso temporal e lateralmente pelas escamas do temporal, osso parietal e asa maior do esfenóide.
A fossa posterior, também chamada de andar inferior, é constituída pelo dorso da sela e clivo do esfenóide, pelo occipital e parte petrosa e mastóidea do temporal. Essa é a maior fossa do crânio e também abriga o maior forame do crânio, o forame magno.
Ossos da cabeça
O crânio é o esqueleto da cabeça; vários ossos formam suas duas partes: o neurocrânio e o esqueleto da face. O neurocrânio fornece o invólucro para o cérebro e as meninges encefálicas, partes proximais dos nervos cranianos e vasos sanguíneos. O esqueleto da face consiste em ossos que circundam a boca e o nariz e contribuem para as órbitas.
Ossos do neurocrânio (08): frontal, occipital, parietal direito e esquerdo, temporal direito e esquerdo, esfenoide.
...