Caxumba
Trabalho Escolar: Caxumba. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: GlendahLucas • 3/10/2013 • 556 Palavras (3 Páginas) • 1.013 Visualizações
Aspectos Clínicos
Descrição - Doença viral aguda caracterizada por febre e aumento de volume de uma ou mais glândulas salivares, geralmente a parótida e, às vezes, glândulas sublinguais ou submandibulares. Em homens adultos, ocorre orquite em 20 e 30% dos casos e, em mulheres, ooforite. Aproximadamente, 1/3 das infecções podem não apresentar aumento, clinicamente aparente, dessas glândulas. O SNC, com freqüência, pode estar afetado na forma de meningite asséptica, quase sempre sem seqüelas. Mais raramente, pode ocorrer paucilatite e encefalite.
Sinonímia - Papeira, caxumba.
Aspectos Epidemiológicos
Agente etiológico - Vírus da família Paramyxoviridae, gênero paramyxovírus.
paramyxovírus
Reservatório - O homem
Clínica
Período de incubação: 12 a 25 dias, média de 16 a 18 dias.
Período de transmissibilidade: de 2 dias antes até 9 dias após início do edema da parótida.
Inicia-se com febre baixa, mal-estar, mialgia, artralgia e otalgia. Após algumas horas ou dias, evolui com edema da parótida, uni ou bilateral, com descolamento do pavilhão auricular e apagamento do ângulo mandibular e dor local que se intensifica à abertura da boca e ingestão de alimentos ácidos. Tem duração de 7 a 10 dias.
Um terço dos casos é subclínico.
Complicações:
Orquite: segunda manifestação mais comum da caxumba em adultos. Pode preceder a manifestação da parotidite. Às vezes, pode ocorrer mesmo na ausência de parotidite. O acometimento geralmente é unilateral, com dor e edema testicular. Em raros casos, pode evoluir com atrofia e esterilidade.
Meningoencefalite: ocorre em aproximadamente 10% dos casos, manifesta-se com clínica de meningite, geralmente 3 a 10 dias após parotidite, raramente precede tumefação da parótida. A infecção é benigna e autolimitada.
Caxumba na gestação: pode causar abortamento, principalmente no primeiro trimestre da gestação
Outras: tireoidite, neurite, miocardite, nefrite, surdez (comprometimento do oitavo par craniano).
Diagnóstico
Sorológico: fixação de complemento (faz diagnóstico de infecção recente) ou testes de neutralização, inibição de hemaglutinação, ELISA, com amostra pareada.
Virológico: swab estéril da saliva para isolamento viral.
Tratamento
Sintomático e de suporte.
Não existe tratamento específico contra caxumba.
Na presença de manifestações sistêmicas, é recomendado repouso, principalmente para evitar evolução para esterilidade.
Profilaxia
A vacinação é a única medida eficaz de pro-filaxia. No Brasil, o esquema utilizado é vacinação básica com tríplice viral (sarampo,
...