Clamídia
Artigo: Clamídia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: amandajordesouza • 13/10/2013 • Artigo • 710 Palavras (3 Páginas) • 561 Visualizações
INTRODUÇÃO
Em virtude do pequeno tamanho e do parasitismo intracelular obrigatório, as clamídias foram confundidas com vírus ou com Rikettsias até os anos de 1960, sendo denominadas Miyagawanella ornithosis, Bedsonia e Neo-Rikettsia.
Seu agente etiológico é a bactéria Gram negativa Chlamydophila psittaci, um microrganismo intracelular obrigatório que acomete aves, répteis e mamíferos, e que possui um ciclo completo de vida que dura entre 48 a 72 horas, explicando a capacidade de produzirem infecções prolongadas e geralmente subclínicas.
A Clamídia Aviária em humanos, normalmente é branda, mas potencialmente perigosa para pessoas com sistema imune comprometido, como por exemplo, portadores de HIV, doentes, idosos, crianças e grávidas.
Foi feita uma pesquisa a campo para saber qual o conhecimento dos profissionais da saúde a respeito da chlamydia.
1. SINTOMAS EM HUMANOS
Mulher infectada pela Chlamyda trachomatis durante a gestação está mais sujeita a partos prematuros e a abortos. Nos casos de transmissão vertical na hora do parto, o recém-nascido corre o risco de desenvolver um tipo de conjuntivite (oftalmia neonatal) e pneumonia.
O período de incubação é de aproximadamente 15 dias, fase em que é possível o contágio.
A infecção pode ser assintomática. Quando os sintomas aparecem, são parecidos nos dois sexos: dor ou ardor ao urinar, aumento do número de micções, presença de secreção fluida. As mulheres podem apresentar, ainda, perda de sangue nos intervalos do período menstrual e dor no baixo ventre.
Na clamidofilose aviária (Chlamydophila psittaci) seus sintomas são semelhantes a um resfriado, como febre, calafrios, dores de cabeça, fraqueza, fadiga e sinais de doença respiratória. A qualquer um desses sintomas, pessoas expostas às aves devem procurar um médico infectologista.
2. DIAGNÓSTICO
Os sinais e sintomas da clamídia podem ser isolados e pouco aparentes o que dificulta o diagnóstico precoce. Em geral, as pessoas procuram o médico, quando surgem as complicações. O agente contagioso, Chlamydia psittaci , como não é uma doença comum, é frequentemente mal diagnosticada. O diagnóstico definitivo só é possível através do isolamento e identificação da C. psittaci.
3. PESQUISA
A pesquisa foi feita a campo com a finalidade de coletar informações sobre o conhecimento da chlamydia no homem, pelos médicos e agentes de saúde.
Foram visitados 4 postos de saúde e 2 hospitais, sendo eles:
• CREM-Centro de reabilitação municipal
Rua Betânia, Parque Novo Oratório, Santo André.
• USF-Parque João Ramalho
Rua Maragogipe 100, Parque João Ramalho, Santo André.
• UBS-Parque Novo Oratório
Rua Tunísia, Parque Novo Oratório, Santo André.
• Pronto Atendimento Bangú
Rua Avaré, Vila São Pedro, Santo André.
• Hospital e Maternidade Beneficiência Portuguesa
Av Portugal 530, Santo André.
• Hospital
...