Clorexidina
Resenha: Clorexidina. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: MariaSilva • 26/3/2013 • Resenha • 277 Palavras (2 Páginas) • 520 Visualizações
Clorexidina
Um poderoso anti-séptico de amplo espectro, tem melhor atividade contra bactérias gram-positivas, menor atividade contra as gram-negativas e fungos e mínima atividade contra o bacilo da tuberculose. Age por rompimento das membranas citoplásmicas, não precipitando os conteúdos celulares.
Apresentam excelente ação residual, especialmente com a adição de álcool. Pode ser encontrada em formulação aquosa, alcoólicas ou detergentes. A Clorexidina é largamente usada na composição de pastas dentais, loções infantis, detergentes medicinais e em diversas áreas da medicina.
Utiliza-se principalmente em anti-sepsia de pele, mucosas e cavidade oral.
Isso deve-se a amplo espectro de ação e baixa irritabilidade. A incidência de irritações e perceptibilidade da pele e baixo quando se utilizam concentrações adequadas. Não é prejudicial em mucosas exposta (feridas ou queimaduras). Entre tento, deve ser evitado seu contato com ouvido interno, olhos e tecidos nervosos (cérebro e menigeas).
Baixa Toxicidadde: A Clorexidina tem uma DL 50 oral de 1.800 mg/kg/dia que lhe confere elevado grau de segurança no manuseio e uso na desinfecção.
Desinfetante Odontológico
A Clorexidina não ataca aço comum, aço inoxidável, alumínio, latão, cobre, borracha sintética ou natural, mármore, azulejo, cerâmica, plásticos, madeira, pintura, etc., preservando os equipamentos.
Assepsia pré-operatória, assepsia do campo operatório e em instrumentos cirúrgicos, colutório bucal, tratamento das infecções gengivais e cirurgias odontológicas.
A Clorexidina não irrita a pele dos manipuladores em caso de contato com o concentrado.
A Clorexidina atua rapidamente, esterilizando no tempo médio de 30 segundos a 5 minutos, dependendo da concentração e do tipo de microorganismo a exterminar, sendo que a ação bactericida é mais rápida do que a fungicida. Por não ser volátil, permite que as soluções esterilizantes sejam preparadas previamente, mantendo-se ativas por até sete dias, desde que protegidas da luz.
...