Coesão textual
Relatório de pesquisa: Coesão textual. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Zaidan • 21/2/2015 • Relatório de pesquisa • 564 Palavras (3 Páginas) • 316 Visualizações
1) Formule perguntas
Sabe aquela sensação desagradável de ficar olhando para a folha sentindo um frio na barriga sem saber por onde começar a escrever, aquele momento em que as ideias tiram férias e somem da sua mente? Bom, ficar olhando para a folha não vai resolver a situação: é preciso incentivar a sua mente a trabalhar nos argumentos e, para tanto, basta fazer uma coisa simples: formule perguntas para você mesmo. Faça perguntas sobre o tema para você próprio (pergunte-se como, por que, exemplos, causas, consequências) e as respostas vão aparecer naturalmente e vão se transformar nas ideias e nos argumentos.
2) Saiba escolher o título
A escolha do título é a última coisa que você vai fazer em sua redação, já que ele precisa estar de acordo com o seu texto. Vamos supor que o tema seja “A democracia no século XXI” e você terminou a conclusão escrevendo: “Portanto, os movimentos sociais são o reflexo de um povo que clama pela democracia”. Não use o próprio tema para servir de título (não escreva “a democracia no século XXI”) nem escolha um título vago e genérico (“o papel da democracia”, “a importância da democracia”, “o povo e a democracia”). Você precisa fazer com que o título de sua dissertação dê originalidade à redação. Para tanto, você pode transformar a conclusão na resposta a um título interrogativo (“Como o povo pode espelhar a democracia?”), você pode reescrever a ideia da conclusão (“o reflexo da democracia nos movimentos sociais contemporâneos”), você pode trabalhar com citações (pode escrever no título “o filho que não foge da luta” e terminar o texto escrevendo: “as manifestações sociais que clamam por democracia refletem os versos do Hino Nacional e denotam a figura do filho que não foge da luta”). Geralmente, associar o título à conclusão é uma boa estratégia.
3) Coesão Textual
A Coesão Textual é um dos aspectos redacionais mais importantes em seu texto. Ela é a responsável por manter a leitura de sua redação fluida, sem fragmentos soltos. Para tanto, o segredo é empregar as conjunções, que atuam como elementos de ligação. Sempre que possível, use expressões do tipo: contudo, todavia, entretanto, dessa forma, sendo assim, a fim de, por outro lado, conforme, segundo, etc. Sempre procure usar esses tipos de elementos de ligação, pois são eles que mantêm a integridade de sua redação.
4) Tamanho dos períodos
Não faça períodos curtos ou longos demais. Se você fizer períodos curtos a sua redação acabará ficando fragmentada. Se você fizer períodos longos a sua redação poderá ficar confusa por conta do excesso de informações e o avaliador poderá se perder no meio do caminho, o que pode até comprometer a coerência. Também não fique invertendo a ordem dos termos da oração: procure escrevê-lo na ordem certa, de modo objetivo e simples. Nunca escreva um parágrafo inteiro num período só (apenas com um ponto final).
5) Linearidade Argumentativa
Termine o parágrafo com a mesma ideia que você começou. Se você começou escrevendo sobre as conquistas da democracia, você precisa terminar o parágrafo escrevendo sobre isso.
...