Conhecimento Sobre O Corpo
Casos: Conhecimento Sobre O Corpo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: larasouza • 13/10/2014 • 1.539 Palavras (7 Páginas) • 360 Visualizações
1. O que é célula e quais são os dois tipos celulares básicos?Caracterize cada uma delas.
Célula é a menor porção de matéria viva. É a unidade estrutural e funcional fundamental dos organismos vivos. Todos os organismos vivos são compostos por células, o organismo formado por uma única célula, são unicelulares e aqueles compostos por várias células, são pluricelulares.
Os dois tipos celulares básicos são: células procarióticas e as células eucarióticas.
Procarióticas: são desprovidas de membranas e em organelas, e o seu núcleo não está organizado pelo envoltório nuclear. Dessa forma, seu material genético está disperso em seu citoplasma.
Eucarióticas: são compostas por um rico sistema de membranas, organelas, e o seu núcleo está envolvido pela cario teca, e o seu material genético não fica disperso.
2. Quais são os principais componentes químicos (biomoléculas) que compõem a célula eucariótica animal e quais as funções de cada uma?
A célula eucariótica é formada basicamente pela membrana plasmática, pelo citoplasma e pelo núcleo. Seus principais componentes são: oxigênio, hidrogênio, carbono e nitrogênio (Água, Carboidrato, Lipídios, Proteína, Ácidos Nucléicos (RNA e DNA)
Funções:
Água: é de fundamental importância para nos seres vivos, pois realiza todas as atividades metabólicas;
Carboidratos: formar as paredes celulares de células e prover energia aos seres vivos.
Lipídios: conservação da temperatura corporal “isolante térmico”, possui função de reserva energética e estrutural e promove a absorção de vitaminas;
Proteínas: formam as enzimas e ajudam organismos na produção de outras biomoléculas como carboidrato e lipídeos.
Ácidos nucléicos: compõem o DNA dos seres vivos.
3. Como é composta a membrana plasmática? Quais os tipos de transporte entre a membrana plasmática?
É composta por moléculas de lipídios, fosfolipídios e de proteínas.
Os tipos de transporte são: Passivo – É feito sem consumo de energia metabólica pela célula, podendo ser por simples difusão, se a membrana for permeável ao soluto, eles simplesmente atravessam a membrana. Pode ser subdividida em três tipos: a difusão simples, a difusão facilitada e a osmose.
Na difusão simples, a substância consegue atravessar a membrana plasmática, e, na difusão facilitada, se faz necessário um canal proteico para realizar a passagem. A osmose é o transporte exclusivo de água, que passa do meio onde existe maior concentração de água para o de menor concentração.
Ativo - Existe gasto energético para conduzir a molécula contra o gradiente de concentração. O transporte ativo mais conhecido é a Bomba de Sódio e Potássio, que é o meio de transporte de sódio para fora da célula e de potássio para dentro.
4. Como a mitocôndria é composta estruturalmente? Qual a sua principal função?
A mitocôndria é formada por duas membranas fosfolipídicas, uma externa semelhante á membrana plasmática, e outra interna com várias ondulações. Na membrana interna existem dobras onde se encontram as proteínas da cadeia transportadora de elétrons. A cavidade interna é preenchida por um fluido denominado matriz mitocondrial, onde estão presentes diversas enzimas, além de DNA e RNA e pequenos ribossomos e substâncias necessárias à fabricação de determinadas proteínas. Sua principal função é respiração celular e produção de energia no interior da célula.
5. Como é constituído o tecido epitelial? Quais são os tipos de epitélios e as funções de cada um?
O tecido epitelial é constituído por células justapostas, ou seja, coladas umas às outras. Existem dois tipos de epitélios: o epitélio de revestimento, que reveste as superfícies externas e as cavidades corporais (pele, cavidade bucal, tubo digestivo, etc.) e os epitélios glandulares, formados por células com capacidade de secreção (glândulas salivares e sudoríparas). Existe, ainda, outro tipo de epitélio chamado neuroepitélio, com a capacidade de captar estímulos externos como luz, odor e gosto.
A função do epitélio de revestimento é de proteger o organismo, formando uma barreira contra a entrada de micro-organismos atuando também na absorção de nutrientes e na divisão do organismo em compartimentos funcionais.
O epitélio glandular é formado pelas diversas glândulas corporais, cuja função é secreção. Elas podem ser divididas em exócrinas ou endócrinas. As glândulas exócrinas secretam seus produtos para a superfície epitelial, enquanto as endócrinas secretam no meio extracelular, sendo levado pelo sangue.
6. Como o tecido conjuntivo pode ser classificado e quais são as suas funções?
O tecido conjuntivo possui uma variedade de funções no organismo. Portanto, além da função de preenchimento dos espaços entre os órgãos e manutenção, toda a diversidade do tecido conjuntivo em um organismo desempenha importante função de defesa e nutrição.
Tecido conjuntivo propriamente dito:
É o tipo mais comum de tecido conjuntivo e existe em praticamente todo o corpo. É formado por células residentes, das quais a predominante é o fibroblasto, além de macrófagos, mastócitos e células mesenquimais.
O tecido denso pode ser modelado (tendões) ou não modelado, presente na derme.
Tecidos conjuntivos especiais:
Tecido ósseo - é altamente rígido e resistente e sua função é a sustentação e proteção de órgãos vitais do organismo, fornece apoio aos músculos esqueléticos, além de liberar cálcio, fosfato e mais alguns íons, no organismo de forma controlada.
Tecido adiposo - possui células com vacúolos de gordura que armazenam energia, em momentos de indisponibilidade de glicose, protegem órgãos, funcionam como isolantes térmicos e produzem uma gama de hormônios.
Tecido cartilaginoso - possui uma cicatrização lenta por ser avascular, é branco ou acinzentado, aderente às superfícies articulares dos ossos. Também é encontrado em outros locais como na orelha, na ponta do nariz. O tecido serve para revestir, proteger, dar forma e sustentação a algumas partes do corpo, mas com menor rigidez que os ossos e também serve para prevenir o atrito entre os ossos. No tecido
...