Contaminação Eutrofização
Artigos Científicos: Contaminação Eutrofização. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rayanydebritto • 30/10/2013 • 2.233 Palavras (9 Páginas) • 469 Visualizações
EEEFM “DR AFONSO SCHWAB”
TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE – PÓS MÉDIO
BRÍGIDA CARLA DIAS
ELIZE DIAS DE OLIVEIRA
GEYSA CRISTINA RIBEIRO MOZZER
RAYANY SOUSA FLORENTINO DE BRITTO
CONTAMINAÇÃO EUTROFIZAÇÃO
CARIACICA/ES
2012
BRÍGIDA CARLA DIAS
ELIZE DIAS DE OLIVEIRA
GEYSA CRISTINA RIBEIRO MOZZER
RAYANY SOUSA FLORENTINO DE BRITTO
CONTAMINAÇÃO EUTROFIZAÇÃO
Trabalho apresentado à disciplina de Química Ambiental do curso Técnico em Meio Ambiente – Pós Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Dr. Afonso Schwab” como requisito parcial para avaliação.
Orientador: Profª. Illanna Piovaneli.
Cariacica/ES
2012
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
2. CONTAMINAÇÃO EUTROFIZAÇÃO 4
2.1 Eutrofização Natural 7
2.2 Eutrofização Antrópica (cultural) 7
2.3 Combate a Eutrofização 8
2.3.1 Evitar a entrada nos cursos de água de elevadas quantidades de nutrientes e sedimentos (longo prazo): 8
2.3.2 Implementar medidas de recuperação de lagos e cursos de água eutrofizados: 8
3. CONCLUSÃO 10
4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 11
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho vai conter informações de um assunto muito importante para o nosso conhecimento, é sobre um recurso natural com caráter renovável e é indispensável para a nossa existência, sendo utilizada pelo homem para satisfazer as suas necessidades em quase todas as suas atividades, mas que esta sofrendo alterações na qualidade que a torna imprópria para consumo ou podendo causar danos aos organismos vivos, é um fenômeno poluidor da água chamado “eutrofização”, um acontecimento pelo qual a água é enriquecida por diversos nutrientes, principalmente compostos nitrogenados e fosforados.
Essa poluição cria uma camada compacta de algas que impossibilitam à entrada de luz na água o que pode causar a destruição da fauna e da flora de muitos ecossistemas aquáticos daí a importância da preservação de nossos rios, mananciais, e reservatórios de água para que não chegue ao ponto de este local virar improdutivo para o homem e os outros tipos de vida que nele habitam.
Portanto, vamos tentar minimizar a degradação das águas para podermos possuir um meio ambiente mais agradável e menos perigoso para todos os seres vivos, principalmente para as futuras gerações.
2. CONTAMINAÇÃO EUTROFIZAÇÃO
O termo vem do grego “eu”, significa bem, "trofo" é nutrir, ou seja, eutrófico significa “bem nutrido”, e é um fenômeno que motiva excesso de nutrientes (composto químico rico em Fósforo e Nitrogênio) numa massa de água, ou seja, é uma super – fertilização do meio aquático em
decorrência da presença de nutrientes provocando um acréscimo exagerado de algas o que gera alterações nas comunidades bióticas, podendo gerar a extinção total dessas espécies que habitam essa área.
Este evento é resultante da poluição das águas por liberação de adubos, fertilizantes, detergentes e esgoto doméstico sem tratamento anterior que provocam o aumento de minerais e, consequentemente, a proliferação de algas microscópicas que localizam – se na superfície. Desse modo, cria – se uma camada grossa de algas que impossibilitam à entrada de luz na água e impede a realização da fotossíntese pelos organismos presentes nos grupos mais profundos da área do recipiente aquático, o que ocasiona a morte das algas e das espécies que sobrevivem dessa alimentação, o desenvolvimento de bactérias decompositoras e o aumento do consumo de oxigênio por estes organismos. Consequentemente começa a faltar oxigênio na água o que gera a mortandade dos peixes e outros organismos aeróbicos. Estes níveis são regulados através de análises físico – química que mostram os efeitos encontrados em corpos d’ água. Esses resultados são comparados aos padrões esperados segundo a legislação, nesta comparação é possível analisar o nível de contaminação em que o corpo receptor se encontra.
O acontecimento dessa contaminação esta cada vez mais presente no nosso dia – a – dia, pois as principais fontes são através das atividades do próprio ser humano, que as vezes agi de forma inapropriada e acaba agredindo os receptores aquáticos, como o progresso das indústrias, agricultora e o acréscimo incontrolável da natalidade em certas regiões, acaba ocorrendo à intervenção nos níveis de poluentes de forma direta ou indiretamente, aumentando assim a concentração de nutrientes nos reservatórios, fazendo deste modo sofrer a contaminação de nutrientes por múltiplas vias, dentre elas estão principalmente as seguintes:
Agricultura – Têm uma grande parcela na contribuição de nutrientes em corpos d’ água, pois os fertilizantes são ricos em Nitrogênio e Fósforo, quando são aplicados nas plantações estes componentes tem uma porcentagem da quantidade aplicada que chega por ar ou por lixiviação até o corpo receptor. Principalmente quando a chuva cai nesta região e arrasta pelo solo os nutrientes até onde eles entram em contato com o reservatório;
Industrialização – É grande a contribuição que uma indústria pode dar em relação à eutrofização de um manancial ou rio, pois quando esta não trata de forma correta o seu efluente e este é despejado diretamente no corpo d’ água, dependendo da composição do efluente pode causar um dano muito grande,
...