DRIP TEST
Ensaios: DRIP TEST. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: LFARN • 23/3/2015 • 525 Palavras (3 Páginas) • 351 Visualizações
Introdução
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento através do DIPOA (Departamento de Inspeção de Produto de Origem Animal) e UBA (União Brasileira dos Avicultores), em Brasília desenvolveu um programa para avaliar a qualidade dos produtos denominado de DRIP TEST. No programa, o Brasil foi dividido em regiões, e cada região ficou com um laboratório de referência.
A Portaria SDA n.º 210, regulamenta a quantidade de água resultante expressa em percentagem do peso da carcaça, com todos os miúdos e partes comestíveis na embalagem, não ultrapassar o valor mínimo 6%, considerando-se que a(as) carcaça(s) absorveu(eram) um excesso de água durante o pré resfriamento por imersão em água.
O presente método foi realizado pelos alunos durante aula prática na disciplina de higiene e inspeção de produtos de origem animal, com o objetivo de avaliar o teor de líquido perdido por degelo em frangos congelados, observando-se a quantidade de água ultrapassava o valor limite de 6%.
Metodologia
A aula prática utilizou carcaças de diferentes marcas para realização do teste. As carcaças foram mantidas em temperatura de –12ºC, antes das análises. Em seguida foram secadas, para eliminar a camada de gelo, acumulada por fora da embalagem e levadas para a balança. A carcaça analisada neste relatório, continha embalagem da marca “Nutribem” e obteve o valor de 2,270kg, que corresponde ao “M0”.
A embalagem foi retirada, juntamente com as vísceras, secada e pesada, obtendo-se a medida “M1”. Através da subtração de M0 – M1, resultou-se no peso da carcaça sem a embalagem, que foi igual á 2,267 kg.
As carcaças, juntamente com as vísceras foram colocadas em saco plástico, com a cavidade abdominal voltada para o fundo do saco, este foi fechado, tomando o devido cuidado pra eliminar o excesso de ar. Posteriormente as carcaças foram colocadas em banho-maria, á temperatura de 42ºC e mantidas até que o centro da carcaça atingir-se 4ºC.
Após a imersão, retirou-se a embalagem plástica da água e realizou um orifício na parte inferior da mesma, de modo que água liberada pelo descongelamento pudesse escorrer, a temperatura ambiente entre 18 e 25ºC, durante 1hora.
Em seguida retirou-se a carcaça da embalagem plástica e deixou escoar a água da embalagem. A carcaça, as vísceras e a embalagem foram pesadas obtendo-se a medida “M2”, que foi de 1,860kg.
A embalagem que continha as vísceras foi retirada e pesada separadamente para obter a medida “M3”, que foi de 0,005kg.
Após os procedimentos descritos acima calculou-se a porcentagem de líquido perdido.
Resultados
Cálculo:
% de líquido perdido=M0-M1-M2x100/M0-M1-M3, resultando em 17,96% de líquido perdido.
Conclusão
Após as análises, observou-se que a quantidade média de água resultante do descongelamento foi superior a 6%, ultrapassando o valor máximo permitido. Demonstrando irregularidade na comercialização da carcaça.
Referências Bibliográficas
PASQUALETTO,
...