TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desnutrição

Seminário: Desnutrição. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2013  •  Seminário  •  452 Palavras (2 Páginas)  •  553 Visualizações

Página 1 de 2

É bem conhecido o ciclo vicioso consumo inadequado de alimentos/aumento de doenças: perda de peso, crescimento deficiente, baixa imunidade, danos na mucosa gastrointestinal, perda de apetite, má absorção do alimento, alterações importantes no metabolismo. E voltamos sempre ao hormônio do estresse – o cortisol alto –, que depois terá um papel muito importante na vinculação da desnutrição com doenças crônicas tardiamente.

A desnutrição é uma síndrome carencial de macro e micronutrientes proveniente da diminuição da ingestão de alimentos ou do jejum, acompanhados de um aumento das necessidades energéticas e protéicas, levando o paciente a apresentar um desequilíbrio metabólico. É comum que pacientes hospitalizados apresentem um quadro de desnutrição, sendo que a mesma pode ser devido à própria enfermidade ou pelo tratamento efetuado.

A desnutrição é uma síndrome multifatorial, ela pode ser primária, caracterizada pela condição socioeconômica desfavorável, decorrente da ingestão insuficiente de energia e proteínas, em secundária, causada pela própria condição clínica do paciente ou da patologia que interferem em qualquer ponto do processo de nutrição e em e em terciária, adquirida ao longo da internação.

Em pacientes desnutridos ocorrem mais complicações infecciosas, uma vez que sua função imunológica encontra-se debilitada, apresentando também retardo na cicatrização de feridas. Também estando associada a complicações clínicas em diferentes órgãos e sistemas. Pacientes desnutridos apresentam morbi-mortalidade, readmissão hospitalar e tempo de hospitalização maiores quando comparados a pacientes bem nutridos. O custo com a hospitalização para tratar pacientes desnutridos é quatro vezes maior do que é necessário para tratar pacientes nutridos.

Estima-se que 36 a 78% dos pacientes internados apresentam desnutrição. Devemos dar atenção para o cuidado na identificação e acompanhamento dos pacientes em risco nutricional. As mudanças alimentares, a troca de hábitos e horários são fatores causadores da desnutrição hospitalar e a adaptação ao cardápio do hospital, o ambiente de refeição e as emoções envolvidas na satisfação do paciente podem melhorar a aceitação alimentar.

A dieta hospitalar além de garantir o aporte de nutrientes ao paciente internado desempenha um papel relevante durante a internação, podendo atenuar o sofrimento gerado por esse período em que o paciente encontra-se impossibilitado de realizar algumas de suas atividades. Em diversas doenças ocorrem alterações metabólicas e hormonais, sendo que várias dessas são decorrentes da liberação de catecolaminas, glicocorticóides, citocinas, insulina e fatores de crescimento relacionados, os quais são fundamentais para desencadear uma resposta metabólica e contribuir diretamente com a perda de peso do paciente.

O ideal para intervir e até mesmo prevenir a desnutrição seria conscientizar os profissionais da saúde quanto aos aspectos nutricionais, tornar a avaliação nutricional uma atividade de rotina hospitalar, e tornar real a cobertura do Sistema Único de Saúde (SUS) dos custos provenientes de avaliação nutricional, assim como dos materiais e equipamentos necessários à aplicação de terapias oral, enteral e parenteral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com