Dietas Da Moda
Ensaios: Dietas Da Moda. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fraan_godoy • 1/12/2013 • 5.438 Palavras (22 Páginas) • 530 Visualizações
Resumo
O presente trabalho consiste na avaliação nutricional das dietas da moda, tendo em vista estudar os nutrientes que as compõem, levando em conta os benefícios e malefício dos mesmos.
Através de revisões bibliográficas apresentamos os motivos que fazem as mulheres adotarem as dietas de emagrecimento, conscientizando assim a importância de uma dieta balanceada visando a manutenção do peso ideal.
Concluindo assim que não há dietas milagrosas ou recursos rápidos para emagrecer. Para uma vida saudável é necessário mudanças nos hábitos alimentar e pratica de exercícios.
Palavra Chave: Dietas da Moda, alimentação equilibrada.
Objetivo Geral:
• Avaliar a composição nutricional das dietas da moda no padrão alimentar das mulheres adultas.
Objetivos Específicos:
• Levantar os motivos que levam as mulheres a adotarem dietas de emagrecimento;
• Identificar a carência de nutrientes nas dietas da moda (emagrecimento);
• Mostrar as recomendações de nutrientes para mulheres;
• Elaborar um esquema alimentar para dietas de emagrecimento.
Relevância:
• Conscientizar a importância de uma dieta balanceada para mulheres, tendo em vista a manutenção do peso ideal.
Introdução
Ao longo da historia a alimentação demarcou etapas importantes no processo evolutivo do homem. No inicio o ser humano limitou-se à caça, à pesca e à coleta de vegetais ou outros matérias biológicos. Posteriormente, houve a grande mudança na evolução cultural, com o processo de adaptação de plantas e animais que permitiu ao homem controlar o meio ambiente e a técnica, e mais tarde planejar a produção de alimentos. (MCDOWELL CRAWFORD, ALETA).
A alimentação variada refere-se à seleção de alimentos dos diferentes grupos de alimentos, tendo em conta a renda familiar e a disponibilidade local dos alimentos. Nenhum alimento é completo, ou seja, nenhum possui todos os nutrientes em quantidade suficiente para atender às necessidades do organismo (SCHOR, NESTOR).
Mediante uma alimentação variada em quantidade adequada, pode-se obter uma dieta equilibrada, ou seja, a que proporciona os nutrientes necessários para atender as necessidades do organismo. (CUPPARI, LILIAN)
Visando a promoção da saúde e os hábitos saudáveis, as principais orientações sobre alimentação foram reunidas em um guia alimentar representadas em forma de pirâmide. A apresentação dos alimentos em grupos permite associação fácil dos alimentos por nomes populares e as respectivas porções. A forma piramidal categoriza os alimentos e auxilia as pessoas a planejarem suas refeições. Todos os alimentos são essenciais à saúde e o alimento de um grupo não pode ser substituído pelo de outro grupo conforme a pirâmide alimentar (CUPPARI, LILIAN)
Na pirâmide podemos encontrar alimentos que contém nutrientes necessários para nos dar energia, construir e regular nosso corpo. Existem sete nutrientes essenciais para nosso organismo: proteína, carboidrato, lipídios, vitaminas, minerais, fibras e água.
Proteína: são os componentes estruturais das nossas células, anticorpos, enzimas, hormônios, músculos, ossos, cabelos, unhas e órgãos. Sua função é atuar na formação de tecidos no processo de renovação dos mesmos, no desenvolvimento e crescimento. Cada grama de proteína fornece quatro calorias.
Carboidratos: fornecem energia (a maior parte) necessária para nós nos movimentarmos, para executarmos nossos trabalhos e mantermos nosso corpo em movimento. São combustíveis, pois produzem energia e calor para as atividades corporais e calorias para manter a temperatura do corpo. Cada grama de carboidrato fornece quatro calorias.
Lipídeos: são chamados também de gordura. É um nutriente com alto valor calórico, pois fornece nove calorias. O organismo entra em déficit energético como: trabalho pesado, atividade física intensa, corrida, qualquer atividade mental, utilizará os lipídeos armazenados.
Vitaminas: atuam em diferentes alimentos para formar enzimas e controlar a queima de açúcares e proteínas dentro da célula. Dividem-se em lipossolúveis (vitaminas solúveis em gordura: A, D, E, K) Hidrossolúveis (vitaminas solúveis em água: vitamina do complexo B, vitamina C e Vitamina Niacina)
Minerais: existem vários minerais: cálcio, fósforo, ferro, iodo, potássio, cobre, manganês, selênio, magnésio, zinco. E cada um tem sua função distinta no organismo.
Fibras: são substâncias de origem vegetal e não fornecem energia, mas são fundamentais ao funcionamento dos intestinos. Além de não fornecerem calorias, elas diminuem a absorção do colesterol, de gorduras e açúcares, e causam sensação de saciedade prolongada, afinal, permanecem no estômago juntamente com outros nutrientes por mais tempo, retardando a sensação de fome e o consumo de calorias.
Água: todo o funcionamento do organismo depende da água. Além de distribuir os nutrientes pelos diferentes órgãos do corpo, a água ajuda a regular a temperatura do corpo, eliminar as toxinas através da urina e da transpiração e a estimular o transito intestinal. Sendo assim, quando há pouca água no corpo o organismo sofre prejuízos.
A alimentação má e escassa, mantida durante muito tempo, determina no ser humano, degenerações que o atingem quando ainda em gestação e o acompanham durante sua curta vida. A subnutrição causa: grande número de abortos espontâneos, crianças prematuras, débeis, crescimento e desenvolvimento retardados, diminuição da resistência às infecções, índices elevados de mortalidade infantil, mau aproveitamento escolar, má conformação física, baixa produtividade no trabalho, envelhecimento precoce e morte prematura (GAUDENCI DE SÁ, NEIDE).
Uma pessoa mal nutrida, com alimentação pouco variada, é fraca, irritadiça, desanimada, sem
...