Doenças Endemicas
Ensaios: Doenças Endemicas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jeanravagnani • 15/11/2014 • 302 Palavras (2 Páginas) • 386 Visualizações
Doenças Endêmicas
Doença endêmica é uma doença ou agentes infecciosos que ocorre numa área geográfica ou grupo. Ela pode ser holoendêmica onde a infecção começa cedo afetando as crianças de uma população. Também pode ser hiperendémica ocorrendo com todos os grupos igualmente.
Alguns exemplos de doenças endêmicas no Brasil são: malária, leishmaniose, esquistossomose, febre amarela, dengue, tracoma, doença de chagas, peste, filariose e bócio. Em Portugal, a hepatite A é uma doença endêmico, pois sempre existem casos.
No Brasil as doenças endêmicas ocorrem pela falta de saneamento básico,descuido do Estado e da população ou por existir o agente transmissor da doença. Existem mais caso na região da Amazônia.
A febre amarela ocorre mais na América do Sul e da África, o único tratamento é a prevenção através da vacina. A leishmaniose é transmitida pela picada do Mosquito flebotomíneos e quando não tratada pode levar a morte.
A doença de Chagas é causada pelo parasita Trypanossoma cruzi. A melhor prevenção para a doença de Chagas é a construção de melhores moradias evitando o contato do barbeiro com as pessoas.
O conceito de doença infecciosa começou no final do século XIX com o desenvolvimento da microbiologia. No final do século XIX, ocorreu maior controle de endemias.Exemplo disso foram os estudos de Gaspar Vianna em relação a leishmaniose cutânea e também a descoberta da doença de Chagas em 1909. Tudo isso ocorreu no Rio de Janeiro e em São Paulo.
Em 1899 aconteceu a peste bubônica no Brasil, causando epidemias em Santos e no Rio de Janeiro. A doença foi controlada, não chegando a causar grandes epidemias.
A diferença que existe entre endemia e epidemia é que a endemia ocorre apenas numa região não se espalhando para outras, enquanto a epidemia se espelha para outras regiões.
...