ECHINODERMATA
Tese: ECHINODERMATA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: bobi100 • 4/12/2014 • Tese • 551 Palavras (3 Páginas) • 259 Visualizações
Sobre os Echinodermatas
Todos são animais grandes e nenhum é parasita ou colonial. Praticamente todos têm hábitos bentônicos e são permanentemente presos ao fundo oceânico ou se movem lentamente sobre o substrato. São peculiares entre os animais por não apresentarem cabeça; terem um esqueleto interno; suas larvas apresentarem simetria bilateral e sofrerem metamorfose para gerar animais adultos de simetria radial e, finalmente, por terem uma subdivisão interna do celoma que é usada na locomoção e na captura de alimento. Todos os equinodermos são exclusivamente marinhos, sendo comuns e abundantes em todos os oceanos do mundo. São animais de sexos separados (dióicos), sem dimorfismo sexual.
Representantes e Formas corpóreas
Estrelas-do-mar
Ouriços-do-mar
Bolachas-de-praia
Holotúrias (pepinos-do-mar).
Ofiúros
Lírios-do-Mar
Importância para a espécie humana
A importância ecológica dos equinodermos (por exemplo, estrelas-do-mar), é bastante considerável devido ao seu papel de “predador do topo da cadeia alimentar”: podem alterar a com- posição das espécies de qualquer nicho ecológico, mantendo o equilíbrio dos ecossistemas. Para o homem, são pouco usados como alimento, apenas em algumas culturas antigas da Europa, como na Grécia, entretanto, as vísceras de vários equinodermos são usadas como iscas para peixes. Proliferam-se como pragas em fazendas marinhas de ostras, causando também uma impor- tância econômica (negativa).
Estrutura corpórea que se aproxima evoluti-
vamente a um vertebrado.
Relação entre a Ostra e a Estrela-do-Mar.
Relação de comensalismo. As estrelas-do-mar são carnívoras e predadoras, seu alimento preferido são as ostras. Apesar da potente musculatura das ostras, as estrelas-do-mar conseguem abrir-lhe as valvas, introduzir seu estômago no interior e lançar enzimas, ocorrendo uma digestão externa. Os ouriços-do-mar alimentam-se de algas, que são trituradas pelos cinco dentes calcários, que formam uma estrutura chamada “lanterna de Aristóteles”.
Lanterna de Aristóteles
A maioria dos equinóides (ouriços) alimenta-se raspando o substrato com uma estrutura raspadora complexa denominada lanterna de Aristóteles, dada a sua semelhança de formato com as lanternas da altura. É constituída por 5 grandes placas calcárias, triangulares e orientadas verticalmente - as pirâmides - dispostas em volta da boca e ligadas entre
...