Ebola
Dissertações: Ebola. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Izinhaaa • 1/3/2015 • 299 Palavras (2 Páginas) • 179 Visualizações
Doenças » Ebola
Ebola
Em 1994 o Zaire teve de enfrentar um inimigo aterrorizante, responsável por centenas e centenas de mortes na região da cidade zairense de Kikwit e que atualmente apavora a África e o mundo: o Ebola.
O Ebola é um vírus emergente, nome dado a vírus até então desconhecidos que atacaram e mataram no mundo todo nos últimos anos - inclusive no Brasil. A primeira aparição desse temível microorganismo foi em 1967, na cidade de Marburg, Alemanha. Cientistas que trabalhavam com macacos importados da África foram contaminados e morreram, com seus corpos sendo incinerados.
O vírus apareceria mais tarde no Sudão e no vale do rio Ebola, no norte do Zaire; este último sendo a mais mortífera de todas as formas do vírus, matando em noventa por cento dos casos. Até hoje, porém, não se sabe quem ou qual é o hospedeiro do vírus e por que as epidemias provocadas por ele aparecem, desaparecendo pouco depois.
Vírus Ebola
Vírus Ebola
A origem do vírus também é desconhecida, embora alguns virólogos acreditem que ele tenha surgido no interior de uma caverna no Quênia. Até agora sabe-se que o vírus é transmitido por fluidos corpóreos infectados, como o sangue, a saliva, a urina e as secreções nasais. A febre hemorrágica causada pelo Ebola provoca uma espécie de implosão dos tecidos internos do doente.
Os primeiros sintomas são dor de cabeça, febre e cansaço. Pouco depois a pessoa infectada passa a expelir sangue por todas as cavidades do corpo, a vomitar um líquido negro e de odor nauseabundo, começando a perder a consciência nesse estágio da doença. A partir daí tem início a destruição: os órgãos internos são praticamente liquefeitos e o paciente vomita pedaços de tecidos vitais, como os pulmões, e defeca os intestinos. Cerca de nove dias após a infecção o paciente está morto.
...